Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Contraponto | Ponto & Contraponto

Ponto & Contraponto

E-mail Imprimir

Por Tulio Moreira

Produtividade

A Rede Globo de Televisão apresentou nestes últimos dias no seu principal telejornal, o Jornal Nacional, uma série de reportagens que tratou sobre a produtividade do trabalhador brasileiro e a comparou com o norte-americano.

Os dados são constrangedores, preocupantes e por isso mesmo, assustadores.

O salário dos brasileiros também poderia ser maior se houvesse mais qualificação.

A reportagem mostrou que aumentar a produtividade não significa menos emprego. “Aumentar a eficiência eventualmente pode significar menos emprego, mas significa melhores empregos, porque eu vou ter menos pessoas executando tarefas de baixa qualificação e aumentando a necessidade de pessoas com melhor qualificação, não para executar, mas para planejar melhor", explicou o consultor de bens de consumo Eugênio Foganholo, entrevistado pela TV Globo.

Produtividade II

E a reportagem ainda mostrou a diferença de preço de um mesmo veículo fabricado nos EUA e o Brasil. Enquanto por lá o veículo sai da fábrica por R$ 23 mil, aqui sai por R$ 35 mil, sem contar os impostos, que aqui ainda são maiores.

A matéria segue com o diretor da Organização Internacional do Trabalho que afirma não dar para se ir contra a tecnologia.

Para ser mais produtivo sem penalizar o emprego, o desafio é preparar as pessoas para trabalhos que exigem mais e pagam salários melhores.

Nos últimos anos, para produzir mais, o Brasil precisou de mais gente fazendo a mesma coisa. As empresas contrataram e fabricaram mais, venderam mais. Só funcionou porque tinha mão de obra disponível.

No Brasil estamos praticamente ao pleno emprego, falta gente, sobre vagas, principalmente qualificados.

Nos EUA faltam vagas e sobra gente. A Economia norte-americana está crescendo, pouco é verdade, a nossa cresce em taxas muito menores que as projetadas ou esperadas.

Um dos fatores, agora ressaltados na série de reportagens, é nossa baixa produtividade, ocasionada pela qualificação insuficiente do trabalhador brasileiro.

Pronatec

Aí, então a importância do programa do governo federal, que visa preparar uma grande gama da população brasileira para o mercado trabalho, qualificando-os e dotando-os de conhecimentos para uma performance qualificada.

Já são mais de 404 mil trabalhadores, só no Rio Grande do Sul qualificados via Pronatec.

Ana Amélia

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) participou no último fim de semana do 16º Encontro da Mulher Obreira da Assembleia de Deus, em Canoas. Ao lado da vice-prefeita Beth Colombo (PP) e do vereador Airton Souza, a pré-candidata do PP ao governo do Estado participou da atividade com cerca de mil mulheres.

Inscrição Eleitoral

Em 7 de maio encerra-se o prazo para fazer a inscrição eleitoral, pedir transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma sessão eleitoral especial das Eleições Gerais de 2014.  Quem precisar fazer isto, aqui em Canoas, a Justiça eleitoral funciona em horário comercial no Conjunto Comercial Canoas.

Estatísticas

Foi divulgado dados com o panorama dos homicídios no mundo e a triste constatação é de que, com uma população de cerca de 3% da população mundial, somos responsáveis por 11% dos homicídios registrados no mundo.

Como associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), tenho acompanhado e participado de campanhas que visam reformar o sistema de segurança público no Brasil, decididamente ultrapassado.

Ainda não existem fórmulas, nem mesmo alternativas em vias de execução. Os corporativismo, as disputas pelas manutenções de alguns privilégios emperram em muito os debates e os avanços, enquanto isso, os crimes aumentam.

Mas, o FBSP persiste em induzir o debate e a construção de referências técnicas para as tão necessárias mudanças.

Em julho próximo, estará acontecendo, em São Paulo/SP, o 8º Encontro do Fórum Nacional de Segurança Pública.

 

Frase de hoje:

 

“Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando”. Epícuro – filósofo grego (341 A.C – 271 A.C)

 

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital