Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Contraponto | Ponto & Contraponto 30/04/2015

Ponto & Contraponto 30/04/2015

E-mail Imprimir

Tulio Moreira

CPI canoense

A Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI na Câmara Municipal de Vereadores em Canoas concluiu que o vereador Celso Jancke - PP, deve ser alvo de uma "Comissão Processante, enquanto que Francisco da Mensagem - PSB e Dr. Pompeu - PTB foram inocentados, segunda a CPI, por falta de comprovação mínima das denúncias com eles.

Durante o fechamento editorial desta coluna, o relatório seria lido no plenário da Casa, para sua aprovação ou não.

Como era de se supor, dois foram inocentados, um terceiro terá um longo tempo para se defender  e com isto, chegaremos ao final de 2016 e por óbvio, fim do mandato.


Câmara de Vereadores canoense

A Câmara de Vereadores de Canoas é composta por 20 vereadores, sendo que 19 destes são da chamada base governista.

Isto é, apóiam o Prefeito Jairo Jorge. Em troca, bem em troca muita coisa pode acontecer...

Insegurança

São inúmeros os relatos de furtos, roubos e outros delitos cometidos em todos os quadrantes de Canoas e Esteio.

Ambas administrações, nestes últimos anos, investiram pesados recursos, sejam captados -maioria - junto aos governos  Federal e Estadual, sejam próprios na área de segurança pública.

Tanto Canoas, quanto Esteio ainda repassam para policiais, civis e militares, bolsas que complementam suas rendas com o propósito de os fixarem na cidade e com isto ampliar a chamada sensação de segurança pública.

Na prática os resultados são muito pequenos.

Recentemente o Prefeito de Canoas compareceu numa reunião do Gabinete de Gestão Integrado do Município - GGI-M, que reúne os diversos órgãos de segurança com os órgãos de fiscalização da Prefeitura para avaliar e discutir políticas de segurança pública, quando anunciou, com pompa e glamour que havia uma redução do número de mortes na cidade, quando comparado com igual período de 2014.

Convenhamos, em 2014 no primeiro trimestre houve uma verdadeira carnificina na cidade e a comemoração deste declínio é inoportuna.

Insegurança II

Enquanto isto a população, e aí das duas cidades, sofrem com todo tipo de infortúnio, sendo alvos de meliantes cotidianamente. São celulares, carteiras, veículos automotores, residências, enfim tudo e nada se safa, da ação da bandidagem, que anda faceira pela cidade, que repleta de câmaras de video-monitoramento nada consegue fazer para proteger a população.

Aliás, resta saber quantas câmaras efetivamente ainda funcionam e quem as cuida para acionar a Brigada militar, quando do registro de alguma ocorrência?

Na realidade, esta informação fica guardada a 7 chaves pelas autoridades e coincidentemente, via de regra, quando a população solicita alguma imagem que deveria ter sido captada pelos caros equipamentos instalados nas cidades, a resposta é de que naquele momento não estava em funcionamento.

Na verdade, tudo parece ser somente propaganda.

Concurso em Esteio

Foi adiado o prazo de inscrições para o Concurso na Prefeitura de Esteio. O novo prazo é 31 de maio. Mais uma vez acontece alteração, primeiro, a Prefeitura, irresponsavelmente realiza um concurso com inúmeros problemas, de perguntas acompanhadas de respostas, questões mal formuladas, candidatos realizando a prova em conjunto.

Tudo isto resultou no cancelamento do concurso de janeiro e inicio de um penoso processo de reembolso do valor pago como inscrição. Porém, os prejuízos dos candidatos certamente este foi o menor.

Pior ainda, foi que internamente ninguém foi responsabilizado, pelo contrário, sabe-se que foram inclusive elogiados por terem decidido anular o certame. Convenhamos, em dezembro, portanto bem antes da realização, já antevia-se problemas... Parece que o bom negócio por lá é ser incompetente.

Nomeações

Jairo Jorge continua na sua obstinada corrida pelo Palácio Piratini em 2018. Recentemente importou para Canoas alguns nomes que somente para cá vieram ou para receberem as ótimas verbas pagas pelos cargos ou para trabalharem para a concretização do projeto de JJ.

Uma das últimas nomeações foi a de Ricardo Zamora na função de Controlador Geral do Município, em substituição a Tatiana Carpter ,que aliás nunca foi preferência de JJ, e passou para o cargo de Controladora Adjunta.

Obras em Esteio

Outra semana chega ao fim sem que nenhuma obra seja iniciada ou  inaugurada em  Esteio. Os anúncios de que haveria um mutirão de recapeamento da malha viária na cidade não se concretizam. A Avenida Beira Arroio, anunciada em 2010, com promessa de conclusão em 2012, continua com dantes, inclusive ocasionando outros transtornos.

Enfim, só promessas, conversas, festas e reuniões.

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital