Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Fala Leitor | A morte dos Insetos polinizadores

A morte dos Insetos polinizadores

E-mail Imprimir

Foi divulgado no começo de Dezembro uma noticia bastante preocupante após um estudo publicado na revista “PLOS ONE” foi descoberto que a população de insetos polinizadores está diminuído em todo o mundo.

Esse problema fez com que cientistas entrassem ainda mais fundo no tema e desenhassem dois cenários um pessimista e outro otimista, para sim calcular quais os impactos negativos o cenário traria para a agricultura com base na dependência da polinização para a eficácia da plantação e quais as soluções seriam cabíveis para acabar com essa ameaça.

O principal motivo para isso acontecer é devido aos insetos polinizadores possuírem um grande valor de mercado chegando a representar 68% da totalidade da agricultura do pais. Ainda segundo os cientistas, os impactos causados na economia da agricultura familiar seriam causados também pela falta desses insetos.

Os autores dessa pesquisa deixam claro que o principal fator para essa redução e o modo em que os agricultores estão utilizando a terra, ou seja, a mudança das grandes áreas de floresta ou matas nativas em monoculturas.

Existem ainda outros fatores, como as mudanças climáticas, que fazem com que alguns polinizadores não sobrevivam às altas temperaturas e ambientes secos, e o uso excessivo de inseticidas.

Após o estudo os pesquisadores de Minas Gerais e do México constataram que o Brasil poderá ter um prejuízo de ate 49 bilhões caso essa situação não se estabilize, equivalendo a proximidade de 51 milhões de toneladas de produtos agrícola perdidos.

Walter Kuhne Junior, Ambientalista

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital