Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Fala Leitor | Emilio Schenk

Emilio Schenk

E-mail Imprimir

Veio da Alemanha em 1895 e fixou-se em Curitiba, Apicultor, filho e filho de apicultores, dedicou-se a difundir por todos os meios, a moderna técnica de criar abelhas. Fundou a “Brasilianische Bienenflege”, revista técnica, cujo o primeiro numero data de 1897.

De Curitiba feio para o Rio Grande do Sul, fixando em Canoas. Foi na nossa cidade que ele começou a escrever o seu livro o Brasilianischer Bienenzuchter o (Apicultor Brasileiro) que alcançou 8 edições em alemão e português. A primeira edição, traz a data de 1990 e a ultima, 1946.

Desenvolvendo uma serie de pesquisas na cidade de Canoas e aprimoramentos ele vai para Taquari aonde constrói um grande apiário modelo 1903.

Em 1910, a terceira edição do seu livro foi adquirida pelo governo do Estado para distribuição gratuita, por ordens expressa do Dr. Carlos Barbosa, governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 1920 organizou a Primeira Exposição de Apicultura , inaugurada pelo governador do Estado Augusto Borges de Medeiros. Em 1922 por ocasião das comemorações do centenário da independência do Brasil organizou-se um colmeal modelo, no Rio de Janeiro.

Apesar dos relevantes serviços para a apicultura Nacional Emilio Schenck, só em 1939 era nomeado oficialmente inspetor de agricultura e apicultura do Rio Grande do Sul. Em 1941, ao atingir a idade de 68 anos, foi aposentado compulsoriamente. Faleceu em Taquari, junto a suas abelhas 4 anos após.

Walter Kuhne Junior - Ambientalista

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital