Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Fala Leitor | O mistério do Arroio perdido

O mistério do Arroio perdido

E-mail Imprimir

Era uma tarde de quarta feira no Bairro Fatima o dia estava lindo e ensolarado. Passei e as maquinas e as maquinas estavam trabalhando na vala do Eduardo Gomes. Como assim vala do Eduardo Gomes?

Eu como sou muito curioso procurei me informar sobre o tal córrego, ou melhor, arroio sem nome. E assim eu fui atrás deste mistério.

E descobri que a tal vala e um arroio que nasce no bairro Niterói e cruza a federal e desemboca no arroio araçá isso mesmo o que você esta lendo no “arroio araçá” ou desembocava e agora cai na vala da Irineu de Carvalho Braga.

Este arroio sem nome e um dos afluentes do nosso Rio Guri de Canoas. Hoje praticamente 80% do córrego ou do arroio estão debaixo de ruas e asfalto e tubulações e uma pequena parte ainda estão abertas no Bairro Fatima. Mas por questões de drenagem foi alinhado e perdendo sua característica de arroio sinuoso para melhor fazer a condução das águas.

Porque naquela área localizava o aeródromo de Canoas é agora e o nosso Parcão de Canoas. Em volta do arroio ainda resiste uma pequena fauna e flora que tem Aroeiras, Araçás, Pitangueiras e Açoita-cavalo e alguns pequenos animais como Sabias, João de Barros e Pica-paus.

E ai fica aquela velha máxima uma cidade que não preserva seu patrimônio ambiental e suas áreas de manancial vão ficar sé lamentando no futuro sobre á qualidade das suas águas por não serem, potáveis para consumo humano.

E um dos maiores problemas das grandes cidades Brasileiras e o lixo que é jogado dentro dos rios e arroios que acabam acumulando e dando transtorno nas chuvaradas. E claro um pequeno exemplo dos nossos problemas ambientais nas grandes cidades e no mundo.

Walter Kuhne Junior - Ambientalista

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital