Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Política | Para não diminuir base aliada, Temer deve nomear André Amaral para o MinC

Para não diminuir base aliada, Temer deve nomear André Amaral para o MinC

E-mail Imprimir

Não restará outra saída para o presidente Michel Temer (PMDB) a não ser a nomeação do jovem deputado federal André Amaral (PMDB/PB) para o Ministério da Cultura (MinC). O parlamentar (26 anos) seria o ministro mais jovem do Governo Temer e, sem ter qualquer implicação com a Lava Jato ou envolvimento em escândalos de corrupção, o que pode ser passos positivos para o governo de Temer, atualmente com nove ministros envolvidos com a Lava Jato.

Cotados x Escândalos

Os mais cotados para o cargo de ministro apresentam envolvimentos em escândalos: Jorge Coutinho presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio de Janeiro (Sated-RJ) e membro do Conselho de Comunicação do Congresso Nacional. Segundo uma nota publicada blogspot “coisasdeteatro”, Coutinho é suspeito de envolvimento com o projeto fantasma Rio Por Inteiro, ou seja, irregularidades no uso de recursos da Lei Rouanet. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), é suspeita de receber caixa 2 da Odebrecht, segundo delação de Benedicto Junior e Carlos Pashoal. Já a suplente do ex-deputado Eduardo Cunha, Laura Carneiro (PMDB-RJ), já foi citada – e absolvida em CPI – no esquema da máfia dos sanguessugas.

Barco Furado: Aurélio Bastos

O jurista Aurélio Bastos, do Instituto dos Advogados Brasileiros(IAB), foi sondado pelo Palácio para ocupar o Ministério da Cultura. Mas Palacianos alertaram o presidente Michel Temer sobre os desgastes com os parlamentares  com menos de 35 anos, que é a segunda maior bancada da Câmara e quer o seu representante André Amaral ministro da cultura. O Dr. Aurélio deve se tornar um assessor especial da Presidência(quem sabe - com seu amigo Torquato Jardim - no  Ministério da Justiça), se nomear o jurista para o Minc, o banco afunda de uma vez presidente, disse um Palaciano.

Apoio

O deputado André Amaral (PMDB-PB), ganhou apoio de diversas entidades culturais na última semana, como da União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (UnaReg), que representa Agência Nacional do Cinema (Ancine), Fundação Gilberto Freyre, Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), entre outras.

A Fundação Gilberto Freyre, instituição, criada em 1987 pelo escritor na cidade de Recife (PE), como objetivo a preservação e manutenção da arte e da cultura nacional, acredita na nomeação de Amaral como “peça fundamental pela renovação de quadros, diminuição de privilégios, ampliação de ações e acima de tudo, pelo rigoroso respeito à coisa pública” divulgou em carta ao presidente Temer.

Articulação

bruno e andreMostrando sua capacidade de articulação ao Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, o jovem deputado André Amaral, almoçou com o cineasta Bruno Barreto neste fim de semana em São Paulo.

* Em seu primeiro pronunciamento após tomar posse no Conselho Superior de Cinema/MinC, em janeiro deste ano, Bruno Barreto destacou: "O Brasil está num momento em que precisa de uma narrativa, de um roteirista. A regulamentação avançada inibe o acontecimento do negócio. Precisamos de estímulo para as coisas acontecerem e regular o resultado. Existe uma simetria entre o governo Temer e o governo do Itamar Franco, quando aconteceu a retomada do audiovisual brasileiro. Este governo tem tudo para fazer esta segunda retomada".

* “A capacidade de articulação demonstrada por André Amaral em sua pequena trajetória política já demonstra que ele é o caminho ideal para a reconstrução do MinC. Não é possível construir um país, sem abrir espaço pra juventude. Precisamos mostrar para o mundo que a cultura brasileira é exercida com influência dos jovens. E que o jovem não é discriminado para assumir o cargo no primeiro escalão de qualquer governo verdadeiramente democrático”, pontua Valentina Guimarães, estudante de Artes Cênicas.

Escrito Por Mariano Maciel

Última atualização ( Qua, 28 de Junho de 2017 15:55 )  

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital