Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Geral | Sustentabilidade será tema de seminário da RGE Sul em Canoas

Sustentabilidade será tema de seminário da RGE Sul em Canoas

E-mail Imprimir

Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas dos municípios da sua área de concessão, a RGE Sul, por meio do projeto Educar para Transformar, realiza na próxima terça-feira (15), em Canoas, Seminário Regional destinado a professores de 18 municípios da região Metropolitana. As atividades acontecem no Centro de Pastoral La Salle – Rua Lajeado, 1.300 – a partir das 8h.

O projeto itinerante visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso, aposta na educação, com a abordagem multidisciplinar dos temas energia, água, resíduos e mobilidade, e suas aplicações no dia a dia. Em seu terceiro ciclo, o Educar para Transformar percorrerá os 118 municípios da área de abrangência da RGE Sul, promovendo, até setembro deste ano, 300 ações educativas gratuitas que se dividem em Seminários e Ações.

Os Seminários Regionais são capacitações específicas para os educadores e têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis”. Contemplam em sua programação oficinas, workshops, apresentação do espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas” e uma rodada de palestras cujos ministrantes têm em seu repertório a experimentação nas áreas de educação e meio ambiente. São eles o Doutor em Ecologia, Genebaldo Freire Dias, o antropólogo e psicólogo, Roberto Crema, e o Doutor em Economia e Ciências Sociais, Luís Felipe Nascimento.

Na ocasião, os educadores de Canoas, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Esteio, General Câmara, Harmonia, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Portão, Salvador do Sul, São Leopoldo, São Vendelino, Sapucaia do Sul, Taquari, Triunfo e Tupandi receberão os materiais pedagógicos do projeto – Revista do Professor, Revistas dos Alunos e CD – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino.

Além do Seminário Regional, o projeto percorre os municípios com atividades destinadas aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. Apresentadas de forma lúdica, integram as Ações um grande círculo para a encenação do espetáculo teatral, além de brincadeiras e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente da água e mobilidade.

Ações para a rede escolar da região

As atividades para os estudantes da região Metropolitana iniciam em São Leopoldo. Na segunda-feira (14), os alunos da rede municipal assistirão às apresentações na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes João Straglioto, enquanto na quarta-feira (16) os alunos da rede estadual participarão das ações na Escola Estadual de Ensino Médio Caic Madezatti, em dois turnos, com início às 9h e às 13h30min. Ainda na semana, São Sebastião do Caí receberá as atividades na quinta e na sexta-feira (17 e 18). Em Canoas, o projeto retornará em setembro. Nos dias 11 e 12, as atividades ocorrerão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth para alunos da rede municipal, e no dia 13, no Colégio Estadual Marechal Rondon, para alunos da rede estadual.

O Seminário e as Ações do projeto Educar para Transformar em Canoas são uma realização da RGE Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas – por meio da Secretaria Municipal de Educação –, 27ª Coordenadoria Regional de Educação e Centro de Pastoral La Salle. Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, a iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 204 mil pessoas.

Serviço:

O quê: Seminário Regional Educar para Transformar

Quando: terça-feira, 15 de agosto

Horário: a partir das 8h

Onde: Centro de Pastoral La Salle – Rua Lajeado, 1.300

Programação:

08:00 Credenciamento

08:30 Solenidade de abertura / Apresentação do projeto e proposta pedagógica

09:10 Rodada de palestras

11:30 Apresentação do espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas”

13:30 Oficinas Multidisciplinares:

- A imaginação como recurso educacional para a ressignificação do consumo

- Educação para transição em cidades resilientes

- Percebendo os fluxos energéticos na natureza

- Poética de encontros e revelações

- A escolha de percursos em caminhos existentes

- A música na sala de aula: uma abordagem sobre o essencial

- Relações de sustentabilidade

17:00 Encerramento

Última atualização ( Sex, 11 de Agosto de 2017 11:27 )  

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital