Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Fala Leitor | A cantoria do Sábia-laranjeira

A cantoria do Sábia-laranjeira

E-mail Imprimir

Restando pouco para o inverno acabar já e possível ouvir a cantoria do sábias-laranjeiras pelos bairros de Canoas. E nessa época do ano, que se intensificam as cantorias para demarcação de território e cortejo das fêmeas, principalmente no amanhecer e entardecer. No entanto quem acorda de madrugada já consegue escutar alguns sábias cantando bem alto.

O sábia-laranjeira possui cerca de 25 cm e coloração parda com o ventre ferrugíneo alaranjados, podendo viver até 30 anos. E uma ave muito comum por quase todo o pais, a exceção da floresta amazônica, e sua popularidade pode ser comprovada em diversas citações em canções e poemas que fazem alusão ao seu belo canto.

A espécie possui uma dieta generalizada, mais voltada ao consumo de frutas, minhocas e artrópodes em qual, o que o torna mais apto a viver em ambientes urbanos. Embora tenha ocorrência natural em matas ciliares, cerrados e capoeiras e bastante frequente em pomares e quintais, parques e praças da cidade e nas zonas rurais. Na cidade de Canoas principalmente nos bairros mais arborizados como bairro centro, bairro Igara e São José e Nossa Senhora das Graças.

Assim como você que mora em algum bairro de Canoas, e não tem ouvido ou avistado as sábias e um indicador ambiental que alguma coisa não está bem. Por outro lado, quanto mais sábias encontrar no seu bairro, poderemos concluir que o ambiente está com qualidade boa.

Em um futuro próximo, espero depois que tivermos sábias em cada esquina da cidade, ai poderemos usar espécies mais exigentes como indicadores de um ambiente urbano mais verde, como canários da terra, quem sabe, ou outra espécie que seja apropriada para este fim.

Walter Kuhne Junior

Ambientalista

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital