Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Fala Leitor | Gambá Urbano

Gambá Urbano

E-mail Imprimir

Mamífero comum nas cidades muitos falam que é um transmissor de doenças e um comedor de galinha e um animal que leva uma fama não muito boa. Mas o Gamba e rodeado por lendas e mitos o animal não faz mau a niquem ao contrario e muito útil.
O seu nome comum deve ter originado da língua tupi-guarani e vem de guámbá, gã,bá ou guaambá, que quer dizer ventre aperto, ou saco vazio, fazendo menção á sua barriga oca por causa da bolsa onde cria os filhotes.
Tipico das Américas, e um mamífero marsupial, como o canguru australiano e a cuíca no Norte do Brasil. E um animal que sé adapta muito bem aos centros urbanos como bairros, sítios e fundos de quintal com alguns aparecendo no Parque Eduardo Gomes sendo muitas vezes atacados por cachorros.
Também é erroneamente chamado de "raposa" em boa parte do Brasil, principalmente na região sul por talvez de forma eventual de atacar algum galinheiro.
A maioria das especies possui hábito noturno e uma dieta onivera, que pode incluir frutos, insetos, raízes, vermes, crustáceos em áreas de mangue moluscos, néctar e pequenos vertebrados (sapos, lagartos, serpentes, ovos e aves). E considerado um dos maiores predadores de escorpião, até mais do que a galinha. Colabora no controle das especies consideradas pragas para a agricultura como roedores e insetos.
São também bons dispersores de semente através das fezes, ajudando a natureza a plantar o que o homem destrói. Na natureza têm como principal predador o gato do mato e nas cidades são frequentemente atropelados por terem a visão ofuscada pelo os farões de carro e nas casas e parques e atacado por cães ou morto pelo ser humano de forma cruel e estúpida.
Não e um animal perigoso para o homem sendo até muito útil como parceiro ambiental.
Walter Kuhne Junior - Ambientalista

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital