Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Esportes | Canoas adere ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios

Canoas adere ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios

E-mail Imprimir

O prefeito Luiz Carlos Busato assinou, nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o termo de adesão ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS). Lançado em abril deste ano, o SIM/RS tem o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade e à violência no Rio Grande do Sul por meio do trabalho conjunto entre municípios e Estado. O ato de assinatura, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. No total, 174 prefeituras estão aptas a integrarem o Sistema. Nesta quarta-feira, 81 desses municípios assinaram o termo de adesão.
O prefeito Luiz Carlos Busato destacou a importância dessa parceria para a sociedade. "Este convênio vai possibilitar acessos às informações que são fundamentais para a repressão ao crime. Em Canoas já estamos trabalhando de maneira integrada com os órgãos de segurança estadual desde o início do ano e já reduzimos alguns índices de criminalidade", assinalou.
O secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Ranolfo Vieira Jr, reforçou que o SIM representa a integração entre as forças estaduais de segurança pública com os municípios sob o ponto de vista operacional, da tecnologia e da inteligência, especialmente. "Em Canoas, já estamos trabalhando dentro dessa filosofia, no que chamamos de tripé da segurança pública: integração, inteligência e investimento. Agora, com a adesão ao SIM, a Guarda Municipal terá acesso a informações que representarão um acréscimo no nosso trabalho. Ao abordar uma pessoa na rua, a Guarda terá condições de verificar, por exemplo, se é um foragido da justiça ou se tem antecedentes criminais. Antes, precisávamos acionar a Brigada Militar", ressaltou.
Desde o início de 2017, Canoas realizou mais de 60 Operações Integradas de Segurança, reunindo Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
Como funciona o SIM/RS
O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) está baseado na troca de informações entre os órgãos de segurança pública, com o compartilhamento de bancos de dados e a abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A parceria fortalecerá os setores de inteligência dos órgãos envolvidos.
A integração dos sistemas tecnológicos é um dos carros-chefe do projeto. As instituições que assinam o termo de cooperação são interligadas ao Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPS) já existentes nas regiões ou municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital