Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Plantão | Lavouras de milho apresentam potencial produtivo acima da média

Lavouras de milho apresentam potencial produtivo acima da média

E-mail Imprimir

As lavouras de milho seguem favorecidas com as condições climáticas atuais, apresentando potencial produtivo acima da média, sendo que no atual momento, 30% delas estão em fase de floração e 40% em enchimento de grãos; ambas suscetíveis à falta de umidade no solo. Nesse sentido, segundo o Informativo Conjuntural divulgado, nesta quinta-feira (14/12), pela Emater/RS-Ascar, as chuvas registradas nas principais regiões produtoras, ao Norte do Estado, aliadas às temperaturas elevadas, têm contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras.

Já as lavouras semeadas recentemente e que se encontram em desenvolvimento vegetativo inicial, os produtores tratam de aplicar nitrogênio em cobertura com o intuito de garantir uma boa produção futura. Naquelas plantadas no início do período recomendado, aproximadamente 1% delas já se encontram maduras, sendo que a colheita já teve início, fato este que deverá se intensificar a partir de meados de janeiro próximo.

A cultura da soja se encaminha para o final do plantio (97% da área já semeada) com as lavouras apresentando bom stand de plantas. As implantadas recentemente estão sofrendo com mais intensidade devido à persistência da baixa umidade do solo e as altas temperaturas por períodos mais logos. Nestas, o desenvolvimento da cultura é considerado lento e nas áreas onde as precipitações mais abundantes não ocorrem há mais de 20 dias, a cultura está muito atrasada. Há relatos de emergência desuniforme, ocorrendo redução no stand de plantas devido ao pouco vigor das plântulas.

A perspectiva de falta de chuva mais abundante para os próximos meses, começa a preocupar os agricultores, que veem o crescimento da cultura, neste período inicial de desenvolvimento, muito abaixo do desejado.

Prossegue a colheita do feijão 1ª safra em todo o Estado, já atingindo 15% da área implantada até o período. As demais fases se encontram em evolução e, majoritariamente, em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos.

As condições climáticas favoráveis, durante o estágio reprodutivo, beneficiaram o crescimento das plantas, que apresentam porte alto. Até o momento, as lavouras que estão sendo colhidas apresentam produtividade muito boa, superior à estimada inicialmente em muitas regiões. Algumas áreas em floração e desenvolvimento dos grãos vêm apresentando sintomas de algum déficit hídrico, com queda de flores e vagens pequenas.

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital