Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Fala Leitor | Araçá Rosa

Araçá Rosa

E-mail Imprimir

Quando caminhamos pelos parques da nossa cidade é algumas ruas você vê vários frutinhos no chão de cor avermelhada e não damos nem bola. E o Araçá planta da nossa Mata Atlântica e uma arvore nativa da nossa cidade e dá o nome para um arroio dão conhecido que é o arroio Araçá por ter tido nas suas margens muitos pés desta árvore por isso o seu nome.
O seu nome vem das palavras tupi-guarani que significa: Ará - fruta + eçá- olhos referindo-se sépalas, persistentes que parecem formarem cílios.
Mas vamos falar um pouco sobre está arvore dão simpática ela pertence a família das Mirtaceae mesma família das Pitangueiras também uma planta muito comum em nosso município. O seu uso é variado como regeneração de florestas como recuperação de nascentes e seu fruto são súber saborosos que podem ser usados para fazer geleias e sucos, ela tem o seu uso medicinal como um antipiotico natural e um diurético natural.
Em outros momentos o Araçá quase entrou em extinção na região por sua madeira muito usada para fazer cabos de ferramentas e o seu uso para construção civil e também o seu emprego em madeira para lenha.Mas vamos falar a verdade  o araçá e uma árvore muito bela para arborização urbana para nossas ruas e nossos parques. Aonde você vê os sabias e os bendé vis sé alimentando dos seus frutos.
E uma árvore que um verdadeiro patrimônio ambiental da nossa cidade e um belo exemplo da nossa biodiversidade. E uma árvore expressa um simbolismo na cultura do nosso município de Canoas.
Walter Kuhne Junior -Ambientalista.

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital