Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Esportes

Especiais

Jornalistas recebem Comenda Rui Barbosa

Na manhã desta terça-feira, 7 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou a cerimônia de entrega da Comenda Rui Barbosa a 16 jornalistas homenageados. O objetivo da distinção é reconhecer a trajetória de profissionais da comunicação comprometidos com os ideais republicanos e democráticos.

Na abertura do evento, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, destacou a importância da imprensa para a sociedade. “É uma honra e um orgulho para o Tribunal reconhecer o trabalho de tantos profissionais responsáveis por levar a informação para o povo gaúcho”, afirmou.

Receberam a Comenda os seguintes profissionais: Armando Burd (Rede Pampa), Cláudio Brito (Rádio Gaúcha), Cristine Gallisa (RBS TV), Fernando Albrecht (Jornal do Comércio), Guaracy Andrade (TV Urbana), Juliana Bublitz (Zero Hora), Luiz Adolfo Lino de Souza (ARI), Mário Gusmão (Grupo Sinos), Oziris Marins (Band), Paulo Sérgio Pinto (Rede Pampa), Renato César de Carvalho (ADJORI), Roberto Cervo (AGERT), Rogério Mendelski (Rádio Guaíba), Rosane de Oliveira (Zero Hora), Taline Oppitz (Rádio Guaíba) e Telmo Flor (Correio do Povo).

Para encerrar o evento, o jornalista Fernando Albrecht falou em nome dos homenageados. Em seu discurso, ele destacou o trabalho do Tribunal de Contas na fiscalização dos Municípios e do Estado. “Diante de tantos casos de negligência com o dinheiro público, a atividade do TCE-RS, que é referência em todo o Brasil, se torna ainda mais fundamental”, disse.

A Comenda Rui Barbosa foi instituída este ano, a partir de proposta do presidente do TCE-RS, e foi aprovada pelo Pleno do Tribunal.

   

Canoas abrirá inscrições para o sorteio de vagas em creches no dia 9

Interessados em concorrer às vagas devem comparecer a um dos pontos de inscrições entre os dias 9 e 17 de novembro

As inscrições para o sorteio de vagas na Educação Infantil (creche e pré-escola) serão abertas no dia 9 de novembro e encerram-se no dia 17. Elas serão feitas somente de forma presencial nas subprefeituras dos quatro quadrantes da cidade e também nas escolas Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras, e Professor Thiago Würth, na Mathias Velho (endereços abaixo). Para as creches, podem se inscrever crianças de zero aos três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2018. Para a pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses, também completados até 31 de março de 2018.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, entre os dias 9 e 17 de novembro, inclusive no dia 15, feriado da Proclamação da República. O horário de atendimento para inscrições será das 10h às 19h, sem fechar ao meio dia. A Prefeitura vai providenciar toda a estrutura necessária para receber os pais e responsáveis que farão as inscrições, com toldos, cadeiras, ventiladores, bebedouros e banheiros químicos.

O prefeito Luiz Carlos Busato ressalta que a ordem de inscrição não terá nenhuma influência na seleção. "Todos aqueles que realizarem o processo terão chances iguais, ou seja, tanto faz se inscrever no primeiro dia ou no último. Então, nada de desespero. É importante destacar que não é preciso levar a criança junto para fazer a inscrição", reforça.

As inscrições presenciais foram escolhidas por dar maior igualdade, transparência e segurança ao processo do sorteio. Como o uso da internet ainda é uma barreira para muitas famílias, que não têm em casa computadores e/ou acesso à web, o modelo on-line traria desequilíbrio à disputa. Pensando em tornar mais democrático e justo o processo, optou-se pelo método presencial, com variados locais e dias para realizar o cadastro.

"Em experiências anteriores, as inscrições pela internet se mostraram inseguras e injustas. Em alguns casos, responsáveis pelas crianças as cadastravam diversas vezes, mudando letras de nome ou números de documentos, fazendo com que elas tivessem maiores chances na comparação com os demais. Com o método escolhido neste ano, todos os menores terão apenas um cadastro e concorrerão em condições iguais", destaca Busato.

Documentos

Os interessados em concorrer às vagas devem levar aos locais de cadastramento os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência, onde conste o endereço no qual o menor reside; CPF ou RG do responsável pela inscrição. O local de residência da criança, comprovado no ato da inscrição, definirá a região para fins da disponibilização da vaga. Não é necessário levar cópias dos documentos.

Vagas

A inscrição para o sorteio não garante, automaticamente, o acesso à  Educação Infantil. A Prefeitura de Canoas tem trabalhado para universalizar o acesso das crianças à educação, aumentando gradativamente o número de vagas em creches e pré-escola. Sendo assim, será feito um sorteio das vagas para os ingressantes em 2018, como nos anos anteriores. Neste ano, haverá sorteio tanto para creche, quanto para pré-escola. A Legislação Federal impede que critérios como renda ou ocupação dos pais sejam determinantes para a destinação das vagas, todos os cadastrados nesta etapa concorrerão de forma igual às vagas na Educação Infantil.

Mesmo aqueles que já se inscreveram em anos anteriores e não foram chamados devem fazer inscrição. Os alunos que já frequentam a Educação Infantil na rede pública municipal seguem com a vaga garantida, sendo dispensados do cadastro para concorrer a novas vagas.

Divulgação dos contemplados

A lista contendo as inscrições homologadas será divulgada no Diário Oficial do Município (www.canoas.rs.gov.br), no dia 5 de dezembro de 2017, nos murais das Subprefeituras, Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas e Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Canoas. O sorteio público para as creches municipais será nos dias 12 e 13 de dezembro de 2017, na sede da Prefeitura de Canoas. Para a pré-escola, o sorteio público será no dia 14 de dezembro no mesmo local.

Locais de Inscrições:

Subprefeitura Região Nordeste:

Rua Alexandre de Gusmão, 2080, Bairro Estância Velha.

Subprefeitura Região Noroeste:

Rua Candelária, 441, Bairro Mathias Velho.

Subprefeitura Região Sudeste:

Rua Marechal Rondon, 100, Bairro Niterói.

Subprefeitura Região Sudoeste:

Rua Edgar Fritz Muller, 430, Bairro Rio Branco.

EMEF Carlos Drummond de Andrade:

Rua Seis, 400, setor 5 Quadra X, Bairro Guajuviras.

EMEF Professor Thiago Würth:

Avenida Rio Grande do Sul, 4240, Bairro Mathias Velho.

Dúvidas:

Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) – 0800-510-1234

Documentos necessários:

No momento da inscrição, deverão ser apresentados os seguintes documentos e informações:

Do responsável pela inscrição:

-CPF ou RG do responsável pela inscrição;

-Comprovante de residência em Canoas em nome do pai, da mãe ou do responsável legal pela criança.

Da criança:

-Certidão de nascimento ou RG

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Quem pode participar?

Para as creches (Berçário e Maternal), serão aceitas crianças de zero aos três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2018. Para a pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses, também completados até 31 de março de 2018.

Como faço para inscrever alguma criança?

Basta o responsável ir até um dos pontos de inscrição, entre 10h e 19h, sem fechar ao meio-dia, com os documentos solicitados, entre os dias 9 e 17 de novembro (inclusive no feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro).

É preciso levar a criança junto para fazer a inscrição?

Não é necessário.

Em quais locais, dias e horários posso fazer as inscrições?

Das 10h às 19h, sem fechar ao meio-dia, entre os dias 9 e 17 de novembro, inclusive no dia 15, feriado da Proclamação da República. As inscrições podem ser feitas nas subprefeituras dos quatro quadrantes da cidade, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste, e também na EMEF Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras, e EMEF Professor Thiago Würth, no Mathias Velho.

Quais documentos devo levar?

Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência em Canoas, onde conste o endereço no qual o menor reside; CPF ou RG do responsável pela inscrição. Não é necessário levar cópias dos documentos, apenas apresentá-los.

Crianças com deficiência ou de famílias de baixa renda tem preferência?

Não. A Legislação Federal não permite que existam critérios para beneficiar os concorrentes. Ao cumprir a lei, a Prefeitura de Canoas coloca todos os candidatos em condições iguais de disputa.

A inscrição nesta etapa garante a vaga?

Não. Os alunos cadastrados nesta etapa participarão de um sorteio que irá ranquear a ordem de chamada. A Prefeitura de Canoas tem trabalhado para universalizar o acesso das crianças à educação, aumentando gradativamente o número de vagas em creches e pré-escola.

Quem se inscreveu em anos anteriores precisa se inscrever de novo?

Sim. Mesmo aqueles que já se inscreveram em anos anteriores e não foram chamados devem fazer inscrição. Os alunos que já frequentam a Educação Infantil na rede pública municipal seguem com a vaga garantida, sendo dispensados do cadastro para concorrer a novas vagas.

Quando sai o resultado do sorteio?

O sorteio público para as creches municipais será nos dias 12 e 13 de dezembro de 2017, na sede da Prefeitura de Canoas. Para a pré-escola, o sorteio público será no dia 14 de dezembro. O resultado final do processo classificatório, de todos os inscritos, resultante do sorteio público, será divulgado no dia 03/01/2018, no Diário Oficial do Município de Canoas (http://www.canoas.rs.gov.br), nos murais das Subprefeituras e na Central de Vagas da SME.

O sorteio também é para vagas em escolas conveniadas?

Sim. A Prefeitura de Canoas destaca que as vagas que estão sendo usadas pelo Município em escolas contratadas serão mantidas.

Se meu filho for contemplado com uma vaga, serei avisado?

A disponibilização das vagas e a chamada dos inscritos para matrícula será feita através da publicação no Diário Oficial do Município, da remessa de um telegrama para o endereço fornecido no ato de inscrição e do envio de e-mail, caso tenha sido informado pelo interessado.

 

Tradições De Halloween na Europa

 

Transportes implementa novo binário do ParkShopping Canoas

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) implementa a partir desta quinta-feira, 19 de outubro, o novo binário de trânsito para atender a região do ParkShopping Canoas, que será inaugurado no mês de novembro.

A rua Dona Rafaela passa a ter sentido único em direção ao bairro a partir da avenida Getúlio Vargas. Já a avenida Sezefredo Azambuja Vieira terá pista única com fluxo na direção contrária entre a bifurcação da Dona Rafaela até a rua Gaspar Martins. A rua Liberdade passa a ter sentido único Norte-Sul, entre a avenida Sezefredo Azambuja e a rua Dona Rafaela. Os demais cruzamentos da região receberão semáforos.

O secretário de Transportes e Mobilidade, Ademir Zanetti, destaca que toda a sinalização vertical e horizontal, além da pavimentação da Sezefredo Azambuja, são resultado de um investimento em parceria do Poder Executivo com a administradora do Shopping.

"Todas as mudanças que estamos fazendo tem como objetivo melhorar a fluidez no trânsito da região com a inauguração deste empreendimento. Pedimos nos primeiros dias a atenção de motoristas e pedestres. Agentes de trânsito estarão na região para orientar a todos", disse Zanetti.

 

Número de exames de mamografias aumenta em 37% no país

Número de exames de mamografias aumenta em 37% no país
De acordo com o INCA, o número de exames realizados passou de 1,6 milhão para 2,2 milhões, no comparativo entre o primeiro semestre de 2010 e 2016.
Dr. José Michel Kalaf, membro da Comissão de Mamografia do CBR e da SPR, esclarece as cinco dúvidas mais comuns sobre o exame.
O Outubro Rosa, criado na década de 90, é um movimento mundial de luta contra o câncer de mama. Anualmente, 1,4 milhão de mulheres em todo o mundo são afetadas pela doença1,segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Até 2020, mundialmente mais de 1,7 milhão de casos deverão ser identificados anualmente.1 Só este ano, o Brasil teve mais de 57 mil novos casos diagnosticados2
A fim de chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce da doença, a Siemens Healthineers convidou o Dr. José Michel Kalaf, membro da Comissão de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), para esclarecer as principais dúvidas sobre o exame de mamografia, confira abaixo:
1) O que devemos saber sobre a mamografia? Como funciona?
O exame de mamografia consiste no estudo radiológico das mamas: sendo capaz de detectar lesões de pequenas dimensões, não palpáveis. Esses tumores têm grandes chances de cura quando diagnosticados e tratados de forma adequada na fase inicial. É importante ressaltar que a mamografia é um exame radiológico aprimorado com equipamento adequado para avaliação seletiva das mamas.
2) Hoje em dia discute-se muito se a mamografia deve ser feita todos os anos. Isso é aconselhável? Por quê?
É aconselhável sim. No Brasil, a recomendação do Colégio Brasileiro de Radiologia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, é que o exame de mamografia seja realizado anualmente a partir dos 40 anos para o diagnóstico precoce de uma possível lesão mamária.
3) Existe alguma contraindicação para o exame? Quais os principais cuidados que a mulher deve tomar?
A mamografia não tem contraindicações. Apenas pacientes com mamas densas e com próteses de silicone requerem atenção especial. Pacientes com mamas densas podem necessitar de estudo ultrassonográfico complementar. Durante o exame, pessoas com próteses de silicone são submetidas, de forma cuidadosa e manual ao deslocamento posterior das próteses para melhor visualização do tecido mamário.
4) É sabido que câncer de mama também atinge homens em uma menor proporção, claro, nestes casos, a mamografia também é indicada? Quando?
A incidência de câncer de mama no sexo masculino é pequena. Para cada mil casos, apenas um é diagnosticado em homens. Por isso, não há indicação para a realização rotineira deste exame em homens, a não ser em casos muito específicos e clinicamente bem definidos.
5) Quais os tipos de mamografias existentes?
Há dois tipos: a primeira delas é a mamografia com sistema CR, que é a digital indireta. Ela utiliza o equipamento convencional e placas específicas que armazenam a imagem que depois é processada.
A segunda é a mamografia digital com aquisição direta, sistema totalmente digital no qual o sensor que captura a imagem está incorporado ao aparelho. Altamente sofisticada e com computação avançada, possibilita exames de alta qualidade e facilita a introdução de sistemas adicionais como tomossíntese e mamografia com contraste.
A importância do exame preventivo
Diante do cenário atual, com altos índices do câncer de mama no Brasil e no mundo, o autoexame continua sendo um importante recurso para o diagnóstico precoce da doença. De acordo com uma pesquisa realizada pelo INCA, em 66,2% dos casos de câncer de mama, a própria mulher detecta os primeiros sinais da doença. Após a identificação suspeita, é importante que a paciente consulte seu médico para realizar exames preventivos como, por exemplo, a mamografia, que junto com as demais opções de exame (ultrassom, ressonância magnética, biopsia), torna-se um eficaz recurso para o diagnóstico precoce da doença. "A mamografia é um importante recurso para detecção precoce. São poucos segundos que podem salvar vidas", ressalta dr. Kalaf.
Tecnologia: aliada contra o câncer de mama
A tecnologia exerce um papel fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. No caso do câncer de mama, existem soluções que permitem a detecção de tumores com antecipação suficiente para que as pacientes possam se beneficiar de tratamentos menos traumáticos e invasivos, aumentando muito as chances de cura.
O ano de 1913 foi considerado o marco inicial da mamografia quando o cirurgião alemão Albert Salomon, em um estudo sistemático, realizou radiografia de peças de mamas após uma mastectomia. Já, em 1927, foi realizada pelo cirurgião Otto Kleinschmidt em "Die Klinik der Bösartigen Geschwulste" (avaliação clínica de tumores malignos) a primeira mamografia do mundo em uma paciente,
Em 1972, para auxiliar na luta contra o câncer de mama, a Siemens desenvolve a linha de mamógrafos Mammomat. Pioneira nos cuidados com a saúde, a companhia tem desenvolvido soluções para avaliação de risco, prevenção, diagnóstico, terapia e cuidados posteriores.
O equipamento de mamografia digital Mammomat Inspiration PRIME é uma das soluções mais modernas do mercado. A solução de diagnóstico realiza a captura de imagens e permite a redução de até 30% da dose de radiação, sem comprometer a qualidade do exame. Este equipamento pode realizar a tomossíntese, um exame que faz aquisições de múltiplas imagens da mama em diferentes ângulos. Dessa forma, é possível fazer uma avaliação tridimensional da mama, melhorando o resultado do diagnóstico.
Para conhecer mais sobre as tecnologias Siemens Healthineers voltadas para a saúde da mulher, acesse: http://www.healthcare.siemens.com.br/clinical-specialities/womens-health-information
Referências bibliográficas
Website [Internet]. [cited 2013 Mar 29] Available from: http://www.cancer.gov/cancertopics/types/breast.
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama++.
Cancer of the Breast – SEER Fast Fact Sheets [Internet]. [cited 2013 Apr 16] Available from: http://seer.cancer.gov/statfacts/html/breast.html.

O Outubro Rosa, criado na década de 90, é um movimento mundial de luta contra o câncer de mama. Anualmente, 1,4 milhão de mulheres em todo o mundo são afetadas pela doença1,segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Até 2020, mundialmente mais de 1,7 milhão de casos deverão ser identificados anualmente.1 Só este ano, o Brasil teve mais de 57 mil novos casos diagnosticados2

A fim de chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce da doença, a Siemens Healthineers convidou o Dr. José Michel Kalaf, membro da Comissão de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), para esclarecer as principais dúvidas sobre o exame de mamografia, confira abaixo:

1) O que devemos saber sobre a mamografia? Como funciona?

O exame de mamografia consiste no estudo radiológico das mamas: sendo capaz de detectar lesões de pequenas dimensões, não palpáveis. Esses tumores têm grandes chances de cura quando diagnosticados e tratados de forma adequada na fase inicial. É importante ressaltar que a mamografia é um exame radiológico aprimorado com equipamento adequado para avaliação seletiva das mamas.

2) Hoje em dia discute-se muito se a mamografia deve ser feita todos os anos. Isso é aconselhável? Por quê?

É aconselhável sim. No Brasil, a recomendação do Colégio Brasileiro de Radiologia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, é que o exame de mamografia seja realizado anualmente a partir dos 40 anos para o diagnóstico precoce de uma possível lesão mamária.

3) Existe alguma contraindicação para o exame? Quais os principais cuidados que a mulher deve tomar?

A mamografia não tem contraindicações. Apenas pacientes com mamas densas e com próteses de silicone requerem atenção especial. Pacientes com mamas densas podem necessitar de estudo ultrassonográfico complementar. Durante o exame, pessoas com próteses de silicone são submetidas, de forma cuidadosa e manual ao deslocamento posterior das próteses para melhor visualização do tecido mamário.

4) É sabido que câncer de mama também atinge homens em uma menor proporção, claro, nestes casos, a mamografia também é indicada? Quando?

A incidência de câncer de mama no sexo masculino é pequena. Para cada mil casos, apenas um é diagnosticado em homens. Por isso, não há indicação para a realização rotineira deste exame em homens, a não ser em casos muito específicos e clinicamente bem definidos.

5) Quais os tipos de mamografias existentes?

Há dois tipos: a primeira delas é a mamografia com sistema CR, que é a digital indireta. Ela utiliza o equipamento convencional e placas específicas que armazenam a imagem que depois é processada.

A segunda é a mamografia digital com aquisição direta, sistema totalmente digital no qual o sensor que captura a imagem está incorporado ao aparelho. Altamente sofisticada e com computação avançada, possibilita exames de alta qualidade e facilita a introdução de sistemas adicionais como tomossíntese e mamografia com contraste.

A importância do exame preventivo

Diante do cenário atual, com altos índices do câncer de mama no Brasil e no mundo, o autoexame continua sendo um importante recurso para o diagnóstico precoce da doença. De acordo com uma pesquisa realizada pelo INCA, em 66,2% dos casos de câncer de mama, a própria mulher detecta os primeiros sinais da doença. Após a identificação suspeita, é importante que a paciente consulte seu médico para realizar exames preventivos como, por exemplo, a mamografia, que junto com as demais opções de exame (ultrassom, ressonância magnética, biopsia), torna-se um eficaz recurso para o diagnóstico precoce da doença. "A mamografia é um importante recurso para detecção precoce. São poucos segundos que podem salvar vidas", ressalta dr. Kalaf.

Tecnologia: aliada contra o câncer de mama

A tecnologia exerce um papel fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. No caso do câncer de mama, existem soluções que permitem a detecção de tumores com antecipação suficiente para que as pacientes possam se beneficiar de tratamentos menos traumáticos e invasivos, aumentando muito as chances de cura.

O ano de 1913 foi considerado o marco inicial da mamografia quando o cirurgião alemão Albert Salomon, em um estudo sistemático, realizou radiografia de peças de mamas após uma mastectomia. Já, em 1927, foi realizada pelo cirurgião Otto Kleinschmidt em "Die Klinik der Bösartigen Geschwulste" (avaliação clínica de tumores malignos) a primeira mamografia do mundo em uma paciente,

Em 1972, para auxiliar na luta contra o câncer de mama, a Siemens desenvolve a linha de mamógrafos Mammomat. Pioneira nos cuidados com a saúde, a companhia tem desenvolvido soluções para avaliação de risco, prevenção, diagnóstico, terapia e cuidados posteriores.

O equipamento de mamografia digital Mammomat Inspiration PRIME é uma das soluções mais modernas do mercado. A solução de diagnóstico realiza a captura de imagens e permite a redução de até 30% da dose de radiação, sem comprometer a qualidade do exame. Este equipamento pode realizar a tomossíntese, um exame que faz aquisições de múltiplas imagens da mama em diferentes ângulos. Dessa forma, é possível fazer uma avaliação tridimensional da mama, melhorando o resultado do diagnóstico.

Para conhecer mais sobre as tecnologias Siemens Healthineers voltadas para a saúde da mulher, acesse: http://www.healthcare.siemens.com.br/clinical-specialities/womens-health-information

Referências bibliográficas

Website [Internet]. [cited 2013 Mar 29] Available from: http://www.cancer.gov/cancertopics/types/breast.

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama++.

Cancer of the Breast – SEER Fast Fact Sheets [Internet]. [cited 2013 Apr 16] Available from: http://seer.cancer.gov/statfacts/html/breast.html.

 
Página 1 de 219

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital