Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Contraponto

Ponto E Contraponto

Contraponto - 02 de abril de 2015

Tulio Moreira

02/abril/2015

A rejeição ao PT

Foi no final dos anos 90, em Porto Alegre, que iniciou a rejeição de uma significativa parcela da população ao Partido dos Trabalhadores.

O PT, que galgou pela primeira vez o paço municipal porto-alegrense com Olívio Dutra, colhia seus primeiros e mais ferozes desafetos. A população não entendia as razões de tudo ter que ser reinventado.

Sim, o PT gosta de reinventar tudo, de impor sua lógica e forma, e isto certamente o torna arrogante.

Além disto, as muitas facções e as ferrenhas disputas internas fazem com que a maori a da população não entendam suas posições, muitas vezes contraditórias, como por exemplo, a insistência do atual presidente Rui Falcão em abençoar o tesoureiro, citado na operação Lava Jato, enquanto que Tarso Genro pede a imediata substituição de João Vaccari Neto.

Esta rejeição, foi de tamanha monta que alijou o partido do comando da Prefeitura de Porto Alegre e fez com que a bancada petista na Câmara de Vereadores diminui-se consideravelmente.

A rejeição ao PT – II

No âmbito nacional, Lula modificou em muito seu discurso e se elegeu Presidente da República em 2002. Governou por 8 anos, nos quais enfrentou um dos maiores escândalos da república brasileira, o “mensalão”.

Em 2010, com competência, elegeu Dilma Rousseff para substituí-lo. Alguns lideres da oposição afirmam que isto só aconteceu pelo despreparo de seus oponentes.

Já, agora em 2014, Dilma iniciou a campanha com ampla margem de vantagem sobre seus adversários, mas um inesperado movimento alterou o rumo da campanha, e Dilma teve que lançar mão de pesada artilharia para derrubar Marina Silva o que acabou por favorecer em demasia o candidato Aécio Neves – PSDB, que de derrotado, acabou saindo como grande vitorioso das eleições em 2014.

A rejeição ao PT – III

Mesmo passados 5 meses da eleição, ainda não foram desfeitos os palanques eleitorais. A oposição, embalada por um clamor popular, cada vez maior e mais furioso, trabalha para um improvável rompimento institucional, com a saída de Dilma do cargo, ao mesmo tempo que mina seus principais aliados, que se ela mearam com dinheiro sujo obtido com propinas e outros expedientes junto a órgãos e instituições públicas, principalmente na Petrobras. Mas, não se iludam, não é só lá não, tem mais  outros e outras sangrando nosso dinheiro para bolsos de corruptos.

Falta saber, se haverá provas que colocam os dois principais lideres da atualidade petista, Lula e Dilma, na lista dos envolvidos nos esquemas.

Esteio

Esteio é uma dos menores municípios da região metropolitana de Porto Alegre em área, mas possui uma excelente arrecadação, o que pode lhe proporcionar condições de oferecer à sua população uma qualidade de vida superior aos demais municípios da região.

Porém, isto está longe de ser realidade, pelo contrário, são inúmeros os problemas e a falta de solução castiga a população.

O atual Prefeito tem um bom discurso e, é só. Na prática, seis anos e alguns meses de gestão não acrescentaram quase nada para a cidade.

O atendimento médico, nas redes públicas é precário, existem postos que estão abertos sem profissionais para o atendimento, o Hospital São Camilo, depois de praticamente fechado por má gestão, experimenta, desde o início de 2014, um processo de recuperação, mas ainda é cedo para garantir sua total recuperação.

As ruas estão com sua pavimentação esclerosada, tomada por enormes crateras e as soluções que a Prefeitura apresenta são pífias.

A sede da Prefeitura carece de urgente reforma, os gastos com aluguéis de imóveis são altos e o funcionalismo municipal esta bastante insatisfeito com a falta de política e não descumprimentos de acordos.

Esteio II

Apesar de não divulgada, e por razões óbvias, uma pesquisa realizada pelo PT de Esteio dava conta de uma rejeição de 78% da população ao atual gestor e sua administração.

Se houvesse eleições hoje, em Esteio, Vanderlan Vasconcelos estaria eleito com ampla maioria.

Canoas

Em Canoas o prefeito Jairo Jorge periodicamente analisa sua administração. Os índices já foram bem mais favoráveis. Bem provável que no embalo dos problemas nacionais, JJ esteja sofrendo com  uma queda de popularidade.

Mas, em 2016 não será “céu de brigadeiro” para a eleição de seu substituto, cujo nome do momento é Nelsinho Metalúrgico.

 

Ponto & Contraponto

Por Tulio Moreira

Produtividade

A Rede Globo de Televisão apresentou nestes últimos dias no seu principal telejornal, o Jornal Nacional, uma série de reportagens que tratou sobre a produtividade do trabalhador brasileiro e a comparou com o norte-americano.

Os dados são constrangedores, preocupantes e por isso mesmo, assustadores.

O salário dos brasileiros também poderia ser maior se houvesse mais qualificação.

A reportagem mostrou que aumentar a produtividade não significa menos emprego. “Aumentar a eficiência eventualmente pode significar menos emprego, mas significa melhores empregos, porque eu vou ter menos pessoas executando tarefas de baixa qualificação e aumentando a necessidade de pessoas com melhor qualificação, não para executar, mas para planejar melhor", explicou o consultor de bens de consumo Eugênio Foganholo, entrevistado pela TV Globo.

Produtividade II

E a reportagem ainda mostrou a diferença de preço de um mesmo veículo fabricado nos EUA e o Brasil. Enquanto por lá o veículo sai da fábrica por R$ 23 mil, aqui sai por R$ 35 mil, sem contar os impostos, que aqui ainda são maiores.

A matéria segue com o diretor da Organização Internacional do Trabalho que afirma não dar para se ir contra a tecnologia.

Para ser mais produtivo sem penalizar o emprego, o desafio é preparar as pessoas para trabalhos que exigem mais e pagam salários melhores.

Nos últimos anos, para produzir mais, o Brasil precisou de mais gente fazendo a mesma coisa. As empresas contrataram e fabricaram mais, venderam mais. Só funcionou porque tinha mão de obra disponível.

No Brasil estamos praticamente ao pleno emprego, falta gente, sobre vagas, principalmente qualificados.

Nos EUA faltam vagas e sobra gente. A Economia norte-americana está crescendo, pouco é verdade, a nossa cresce em taxas muito menores que as projetadas ou esperadas.

Um dos fatores, agora ressaltados na série de reportagens, é nossa baixa produtividade, ocasionada pela qualificação insuficiente do trabalhador brasileiro.

Pronatec

Aí, então a importância do programa do governo federal, que visa preparar uma grande gama da população brasileira para o mercado trabalho, qualificando-os e dotando-os de conhecimentos para uma performance qualificada.

Já são mais de 404 mil trabalhadores, só no Rio Grande do Sul qualificados via Pronatec.

Ana Amélia

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) participou no último fim de semana do 16º Encontro da Mulher Obreira da Assembleia de Deus, em Canoas. Ao lado da vice-prefeita Beth Colombo (PP) e do vereador Airton Souza, a pré-candidata do PP ao governo do Estado participou da atividade com cerca de mil mulheres.

Inscrição Eleitoral

Em 7 de maio encerra-se o prazo para fazer a inscrição eleitoral, pedir transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma sessão eleitoral especial das Eleições Gerais de 2014.  Quem precisar fazer isto, aqui em Canoas, a Justiça eleitoral funciona em horário comercial no Conjunto Comercial Canoas.

Estatísticas

Foi divulgado dados com o panorama dos homicídios no mundo e a triste constatação é de que, com uma população de cerca de 3% da população mundial, somos responsáveis por 11% dos homicídios registrados no mundo.

Como associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), tenho acompanhado e participado de campanhas que visam reformar o sistema de segurança público no Brasil, decididamente ultrapassado.

Ainda não existem fórmulas, nem mesmo alternativas em vias de execução. Os corporativismo, as disputas pelas manutenções de alguns privilégios emperram em muito os debates e os avanços, enquanto isso, os crimes aumentam.

Mas, o FBSP persiste em induzir o debate e a construção de referências técnicas para as tão necessárias mudanças.

Em julho próximo, estará acontecendo, em São Paulo/SP, o 8º Encontro do Fórum Nacional de Segurança Pública.

 

Frase de hoje:

 

“Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando”. Epícuro – filósofo grego (341 A.C – 271 A.C)

 

 

Ponto & Contraponto

 

Ponto & Contraponto
Por Tulio Moreira
Reeleição de Tarso Genro
Jairo Jorge, Paulo Ritter, Pedro Bueno, Paulinho D’Odé, Ivo Fiorotti, Emilio Neto, Mário Cardoso, entre outros da linha de frente petista canoense, participaram de reunião preparatória à reeleição de Tarso Genro. Jairo é coordenador da campanha na região metropolitana.
Eleição de Ana Amélia Lemos
Pelo outro lado, Beth Colombo e Chico Biazus articulam a eleição de Ana Amélia Lemos. Juntos na Prefeitura de Canoas, separados no pleito que se aproxima.
Conta da Luz
O aumento de 28,66% na conta da nossa luz, de 30,29% na conta dos consumidores industriais escancara nossa incapacidade de administrar estas despesas. Luz, água, telefonia são despesas que nos tempos atuais não temos como nos livrar, não há, exceto a telefonia, como trocar de fornecedor e se atrasar um dia o pagamento já temos multa e juros para pagar. O contrário, quando por quaisquer razões ficamos sem o fornecimento de energia ou água, ou do serviço de telefonia, azar nosso.
As empresas não estão nem aí para o consumidor. Ficam sempre a encontrando desculpas frágeis para suas ineficiências, não abrem mão de meio por cento de seus lucros e sempre que é possível, aumentam, e neste caso muito, a tarifa cobrada por um serviço que deixa muito a desejar.
Governança na segurança pública
O Tribunal de Contas da União (TCU) em sessão plenária avaliou as condições de governança e de gestão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e das secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal, quanto às condições para implementar a Política Nacional de Segurança Pública. Na avaliação participaram a própria Senasp, 25 das 27 secretarias de segurança públicas estaduais. Foi construído, pelo TCU, um índice de governança, considerando aspectos como pessoal, infraestrutura tecnológica, compartilhamento de informações com outros estados, elaboração de plano de segurança pública, entre outros. O relator do processo é o ministro José Jorge.
Comissões da Verdade
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) divulgou laudo que atesta que o acidente de carro que provocou a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, na Rodovia Presidente Dutra, em 1976, não foi atentado político, como durante os últimos 38 anos sugeriram diversas teorias conspiratórias.
Este laudo entra em colisão com o divulgado pela Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, que em dezembro passado, apontou 90 indícios de que JK fora vítima de conspiração da ditadura.
Marco Civil da Internet
O Brasil é um dos primeiros países do mundo a ter um marco regulador do uso e navegação na rede mundial de computadores, a Internet. Doravante haverá tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na Internet, sem distinção de preços. Na prática não é mais possível cobrar em separado para se ter acesso a vídeos ou compartilhamento de arquivos. Os provedores não poderão armazenar registros que permitam saber quais sites foram acessados pelos usuários. Enfim, saiu uma regulação.
Consepro/Canoas
A Coluna recebe telefonema do presidente Ricardo Inda Arino pedindo que seja feito retificação da nota publicada na edição de 11 de abril, que informava uma ressalva feita pelo Conselho Fiscal da Entidade quanto a algumas operações feitas em desconformidade com as normas estatutárias. Segundo Arino, a leitura da ata foi mal feita pela Secretária da Assembleia Geral, pois em verdade o que o Conselho Fiscal havia ressalvado era o contrário, isto é, que os procedimentos estavam em conformidade com as normas estatutárias.
Então tá, feito a ressalva.
Frase de hoje:
“Nem todas as verdades são para todos os ouvidos” Umberto Eco

 

Por Tulio Moreira

Reeleição de Tarso Genro

Jairo Jorge, Paulo Ritter, Pedro Bueno, Paulinho D’Odé, Ivo Fiorotti, Emilio Neto, Mário Cardoso, entre outros da linha de frente petista canoense, participaram de reunião preparatória à reeleição de Tarso Genro. Jairo é coordenador da campanha na região metropolitana.

Eleição de Ana Amélia Lemos

Pelo outro lado, Beth Colombo e Chico Biazus articulam a eleição de Ana Amélia Lemos. Juntos na Prefeitura de Canoas, separados no pleito que se aproxima.

Conta da Luz

O aumento de 28,66% na conta da nossa luz, de 30,29% na conta dos consumidores industriais escancara nossa incapacidade de administrar estas despesas. Luz, água, telefonia são despesas que nos tempos atuais não temos como nos livrar, não há, exceto a telefonia, como trocar de fornecedor e se atrasar um dia o pagamento já temos multa e juros para pagar. O contrário, quando por quaisquer razões ficamos sem o fornecimento de energia ou água, ou do serviço de telefonia, azar nosso.

As empresas não estão nem aí para o consumidor. Ficam sempre a encontrando desculpas frágeis para suas ineficiências, não abrem mão de meio por cento de seus lucros e sempre que é possível, aumentam, e neste caso muito, a tarifa cobrada por um serviço que deixa muito a desejar.

Governança na segurança pública

O Tribunal de Contas da União (TCU) em sessão plenária avaliou as condições de governança e de gestão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e das secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal, quanto às condições para implementar a Política Nacional de Segurança Pública. Na avaliação participaram a própria Senasp, 25 das 27 secretarias de segurança públicas estaduais. Foi construído, pelo TCU, um índice de governança, considerando aspectos como pessoal, infraestrutura tecnológica, compartilhamento de informações com outros estados, elaboração de plano de segurança pública, entre outros. O relator do processo é o ministro José Jorge.

Comissões da Verdade

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) divulgou laudo que atesta que o acidente de carro que provocou a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, na Rodovia Presidente Dutra, em 1976, não foi atentado político, como durante os últimos 38 anos sugeriram diversas teorias conspiratórias.

Este laudo entra em colisão com o divulgado pela Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, que em dezembro passado, apontou 90 indícios de que JK fora vítima de conspiração da ditadura.

Marco Civil da Internet

O Brasil é um dos primeiros países do mundo a ter um marco regulador do uso e navegação na rede mundial de computadores, a Internet. Doravante haverá tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na Internet, sem distinção de preços. Na prática não é mais possível cobrar em separado para se ter acesso a vídeos ou compartilhamento de arquivos. Os provedores não poderão armazenar registros que permitam saber quais sites foram acessados pelos usuários. Enfim, saiu uma regulação.

Consepro/Canoas

A Coluna recebe telefonema do presidente Ricardo Inda Arino pedindo que seja feito retificação da nota publicada na edição de 11 de abril, que informava uma ressalva feita pelo Conselho Fiscal da Entidade quanto a algumas operações feitas em desconformidade com as normas estatutárias. Segundo Arino, a leitura da ata foi mal feita pela Secretária da Assembleia Geral, pois em verdade o que o Conselho Fiscal havia ressalvado era o contrário, isto é, que os procedimentos estavam em conformidade com as normas estatutárias.

Então tá, feito a ressalva.

 

Frase de hoje:

“Nem todas as verdades são para todos os ouvidos” Umberto Eco

 

 

 

Última atualização ( Sex, 25 de Abril de 2014 17:20 )
 

Ponto e Contraponto 17/04/204

 

Ponto e Contraponto 17/04/204
Por Tulio Moreira
Menino Bernardo
Não tem como ficar alheio, nesta semana, ao chocante crime ocorrido em Três Passos. A morte de um menino de apenas 11 anos, de maneira torpe, covarde e segundo os relatos obtidos junto a Polícia Civil na região, efetuada pela sua madrasta com a conivência do pai, nos remete obrigatoriamente a reflexão de onde esta caminhando a humanidade.
Nossos vizinhos são, em maioria absoluta, ilustres desconhecidos. De um modo geral, nem mesmo seus nomes sabemos. Em quaisquer situações adversas no trânsito, já perdemos nossa paciência e por muito pouco não efetuamos algum crime.
Estamos sempre com presa, atrasados ou queremos chegar antes dos outros. A famosa “Lei de Gerson”, oriunda de um antigo comercial de marcas de cigarros, esta mais do que nunca em vigor: é preciso tirar vantagem de tudo e sobre todos.
As tevês apresentam, diariamente e em qualquer horário conceitos e normas éticas, de convivência, de idoneidade, de honestidade, de fidelidade conjugal, que contagia a população, que passa a ver a ficção como realidade. Matar e morrer é só uma questão de voltar na próxima novela em outro personagem. Roubar nos primeiros capítulos e virar “bonzinho” no final é normal.
A sociedade brasileira vive dramática situação. Estamos à beira de um precipício e não estamos nos dando conta.
BR 116
O grave acidente ocorrido nesta terça-feira, 15, na BR 116, nas proximidades da Estação Niterói, portanto, em Canoas, nos remete a algumas constatações:
Primeiro, quando a BR 116 tranca, a mobilidade urbana em Canoas vira um caos e os fiscais do trânsito somem.
Segundo, não fosse à existência da novel BR 448, a Rodovia do Parque, a região metropolitana de Porto Alegre, em seu mais movimentado trecho, teria parado, por no mínimo 5 horas.
Terceiro, o caminhão caçamba, que se deslocava no sentido norte-sul, ou interior capital, pelo estrago, desenvolvia velocidade muito acima do permitido no trecho. Por pura sorte não houve mortes.
Quarto, apesar dos anúncios ainda não existe pronto atendimento às ocorrências na BR 116 em seu trecho metropolitano. Isto amplia o problema e, não é de difícil solução.
Furto na Escola
A escola municipal Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras foi arrombada no final de semana de 5 e 6 de abril. O inusitado é os larápios terem jogado em frente da escola os mantimentos que seriam usados para a confecção das merendas dos estudantes.
O atual secretário municipal de Educação, que, aliás, é marido da ministra Maria do Rosário, ambos do PT, fez pronunciamento afirmando que não vai admitir jogo político, numa alusão a possível retaliação à sua gestão.
Coligação
São inúmeras as reclamações que chegam ao Paço Municipal canoense quanto a desavenças entre os integrantes dos primeiro, segundo e terceiro escalão do governo Jairo Jorge. A heterogênea aliança que reelegeu o Prefeito em 2012 esta dando muitos novos cabelos brancos para Jairo Jorge, que inclusive, recentemente, reuniu seus coligados num seminário, para alinhar os propósitos e diretrizes do governo.
Difícil, muito difícil.  É o famoso “inimigo na trincheira”, dia mais, dia menos, ele vai de apunhalar.
Bagergs
O ex-prefeito e presidente do diretório municipal canoense do PP, Francisco Biazus, pediu demissão de suas funções na Bagergs.
Chico Biazus esteve nestes últimos três anos na presidência da estatal. Está deixando pela chegada das eleições, afinal, seu partido será opositor ao PT de Tarso Genro e Jairo Jorge.
Especula-se que para seu lugar seguirá Evandro Dias Gomes, atual assessor de Jairo Jorge.
Chico Biazus é marido da vice-prefeita Beth Colombo.
2ª DRPM
Eduardo Azeredo, delegado titular da 2ª Delegacia Regional de Policia Metropolitana, juntamente com o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guilherme Pacifico travaram imensa batalha nos bastidores da Policia Civil para a manutenção de Azeredo em seu posto.
Durante assembleia geral realizada no Consepro/Canoas, Azeredo fez discurso de despedida, anunciando sua transferência, que ao que aparenta foi postergada.
Frase de hoje:
Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não a pessoas nem a coisas. (Albert Einstein)

 

Por Tulio Moreira

Menino Bernardo

Não tem como ficar alheio, nesta semana, ao chocante crime ocorrido em Três Passos. A morte de um menino de apenas 11 anos, de maneira torpe, covarde e segundo os relatos obtidos junto a Polícia Civil na região, efetuada pela sua madrasta com a conivência do pai, nos remete obrigatoriamente a reflexão de onde esta caminhando a humanidade.

Nossos vizinhos são, em maioria absoluta, ilustres desconhecidos. De um modo geral, nem mesmo seus nomes sabemos. Em quaisquer situações adversas no trânsito, já perdemos nossa paciência e por muito pouco não efetuamos algum crime.

Estamos sempre com presa, atrasados ou queremos chegar antes dos outros. A famosa “Lei de Gerson”, oriunda de um antigo comercial de marcas de cigarros, esta mais do que nunca em vigor: é preciso tirar vantagem de tudo e sobre todos.

As tevês apresentam, diariamente e em qualquer horário conceitos e normas éticas, de convivência, de idoneidade, de honestidade, de fidelidade conjugal, que contagia a população, que passa a ver a ficção como realidade. Matar e morrer é só uma questão de voltar na próxima novela em outro personagem. Roubar nos primeiros capítulos e virar “bonzinho” no final é normal.

A sociedade brasileira vive dramática situação. Estamos à beira de um precipício e não estamos nos dando conta.

 

BR 116

O grave acidente ocorrido nesta terça-feira, 15, na BR 116, nas proximidades da Estação Niterói, portanto, em Canoas, nos remete a algumas constatações:

Primeiro, quando a BR 116 tranca, a mobilidade urbana em Canoas vira um caos e os fiscais do trânsito somem.

Segundo, não fosse à existência da novel BR 448, a Rodovia do Parque, a região metropolitana de Porto Alegre, em seu mais movimentado trecho, teria parado, por no mínimo 5 horas.

Terceiro, o caminhão caçamba, que se deslocava no sentido norte-sul, ou interior capital, pelo estrago, desenvolvia velocidade muito acima do permitido no trecho. Por pura sorte não houve mortes.

Quarto, apesar dos anúncios ainda não existe pronto atendimento às ocorrências na BR 116 em seu trecho metropolitano. Isto amplia o problema e, não é de difícil solução.

 

Furto na Escola

A escola municipal Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras foi arrombada no final de semana de 5 e 6 de abril. O inusitado é os larápios terem jogado em frente da escola os mantimentos que seriam usados para a confecção das merendas dos estudantes.

O atual secretário municipal de Educação, que, aliás, é marido da ministra Maria do Rosário, ambos do PT, fez pronunciamento afirmando que não vai admitir jogo político, numa alusão a possível retaliação à sua gestão.

Coligação

São inúmeras as reclamações que chegam ao Paço Municipal canoense quanto a desavenças entre os integrantes dos primeiro, segundo e terceiro escalão do governo Jairo Jorge. A heterogênea aliança que reelegeu o Prefeito em 2012 esta dando muitos novos cabelos brancos para Jairo Jorge, que inclusive, recentemente, reuniu seus coligados num seminário, para alinhar os propósitos e diretrizes do governo.

Difícil, muito difícil.  É o famoso “inimigo na trincheira”, dia mais, dia menos, ele vai de apunhalar.

 

Bagergs

O ex-prefeito e presidente do diretório municipal canoense do PP, Francisco Biazus, pediu demissão de suas funções na Bagergs.

Chico Biazus esteve nestes últimos três anos na presidência da estatal. Está deixando pela chegada das eleições, afinal, seu partido será opositor ao PT de Tarso Genro e Jairo Jorge.

Especula-se que para seu lugar seguirá Evandro Dias Gomes, atual assessor de Jairo Jorge.

Chico Biazus é marido da vice-prefeita Beth Colombo.

 

2ª DRPM

Eduardo Azeredo, delegado titular da 2ª Delegacia Regional de Policia Metropolitana, juntamente com o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guilherme Pacifico travaram imensa batalha nos bastidores da Policia Civil para a manutenção de Azeredo em seu posto.

Durante assembleia geral realizada no Consepro/Canoas, Azeredo fez discurso de despedida, anunciando sua transferência, que ao que aparenta foi postergada.

 

Frase de hoje:

Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não a pessoas nem a coisas. (Albert Einstein)

 

 

Ponto e Contraponto - 11/04/2014

Por Tulio Moreira

Nova empresa
Causa espanto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico ser a agenciadora na contratação dos funcionários que atuarão em uma empresa privada na cidade de Canoas. Qual a finalidade de um órgão público efetuar seleção de trabalhadores para a iniciativa privada?
Os interessados deverão encaminhar currículos para um endereço eletrônico especialmente criado pela SMDE. São 720 vagas e um salário aproximado de R$ 900,00. Estranho, muito estranho.
 
Consepro Canoas
O presidente do Consepro Canoas, Ricardo Inda Arino, apresentou o balanço de seu primeiro ano de gestão na entidade, durante Assembleia Geral nesta semana. Foram gastos R$ 53.291,33 para o custeio da entidade. Média mensal de R$ 4.440,94. Para Policia Civil, Brigada Militar, IGP/Canoas, IPC e Bombeiros foram repassados R$ 62.776,73. A principal fonte de recursos do Consepro em 2013 foi o Juizado Criminal da comarca de Canoas, que repassou R$ 67.869,61 ao longo do ano. 
O Conselho Fiscal da entidade aprovou as contas, mas ressalvou que há operações sendo feitas em desconformidade com os regramentos estatutários, como por exemplo, ausência de três orçamentos.
O custeio do Consepro Canoas é muito alto, mais de R$ 4 mil mensais, isto sem contar que a sede da entidade pertence ao Lions Clube Canoas Centro, que não cobra aluguéis da entidade.

Consepro Canoas II
Vai fechar o Consepro/Canoas, segundo afirmou seu presidente na assembleia geral. Alega falta de recursos para a sua manutenção, falta de apoio da comunidade e principalmente o distanciamento das entidades associadas com o Consepro/Canoas.
O Consepro/Canoas esta prestes há completar 29 anos, prestou ao longo deste período inestimáveis serviços aos órgãos de segurança pública. Ultimamente tem sofrido da síndrome do abandono, reclama da falta de recursos oriundos da Prefeitura Municipal para a manutenção de suas atividades, o que já ocorre há mais de 8 anos, portanto, não é recente.
Por outro lado, ao Prefeito Jairo Jorge afirma que investe muito em segurança pública no município e entende que cabe ao Consepro captar junto à iniciativa privada os recursos que possibilitam as execuções de uma de suas atividades.
 
Conselho Político
O vereador Paulinho De Odé (PT), reuniu nesta semana pela segunda vez seu Conselho Político para avaliar o seu mandato. No encontro as treze metas do mandato foram revisadas e renovadas.
O Conselho é constituído fundamentalmente por integrantes da administração municipal e tem como coordenador a controladora geral do Município, Tatiana Carpter e o secretário adjunto de Serviços Urbanos, José Augusto Zaniratti.


Frase de hoje:
“Quando os que governam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.”
Georg Lichtenberg
Filósofo, escritor e matemático alemão

 

Ponto e Contraponto – 28/03/2014

Por Tulio Moreira

Eleições 2014 
Os candidatos no pleito de outubro próximo já trabalham forte. Canoas, mais uma vez, terá vários concorrentes identificados com a cidade. Os vereadores José Patrício, Airton Souza e Cesar Mossini, citando somente estes, já são anunciados candidatos.
Patrício, inclusive, deverá pleitear o cargo de Deputado Federal pelo PSD, que é presidido na cidade pelo coronel da reserva Rodolfo Pacheco.

Prioridade
O prefeito Jairo Jorge não esconde sua prioridade na melhoria das áreas de periferia em Canoas. Desde o inicio de seu governo asfaltou diversas ruas, colocando rede de esgotos, iluminação pública, trata com muita disposição da regularização fundiária dos lotes, até então fruto de invasões ou ocupações irregulares.
Mas, isto não pode significar abandonar o restante da cidade, principalmente as vias do centro, por onde praticamente toda a cidade passa – de ônibus, de bicicleta, de automóveis, motos, etc. – e as rua e avenidas principais nos bairros.
A Av. Guilherme Schell, entre a Praça da Bandeira e a Rua Pedro Weingertner, a passagem de nível sob os trilhos da Trensurb na Rua Mathias Velho, o cruzamento das ruas Dr. Barcelos e Araçá, toda a extensão da Boqueirão, só para citar alguns exemplos esta intransitável. As ondulações no asfalto são inaceitáveis, estão ocasionando graves prejuízos nos veículos que ali transitam – e muitas linhas de ônibus transitam nestes locais – e se ainda não geraram grave acidente, falta pouco.
O Prefeito pode e deve determinar imediata restauração. Não fosse pelo bem estar do canoense, que sacode dentro do ônibus, que tem seu veículo danificado pelos cocurutos no asfalto, seja pela boa aparência da cidade.

Poder
O poder embriaga, deslumbra e ilude. O mandatário de cargo, seja eletivo ou comissionado, tão logo assume o prenome “autoridade” transfigura-se. Fica embriagado pela sensação turva que o cargo lhe empresta, esquece que é passageiro, deslumbra-se com o tal de “poder”, se ilude com a sensação de ser superior aos demais.
Vejo muitos exemplos aqui em Canoas. Ontem, andavam de transporte urbano nada contra e pelo contrário, onde a maioria de nós anda. Hoje, ostentam ao locomoverem-se em carros oficiais, com motorista a lhes aguardar na porta de suas residências, inclusive para lhes acompanharem em agendas privadas.
A Prefeitura de Canoas locou inúmeros veículos, adquiriu outros tantos e, pasmem, estão circulando aqui e pelas cidades gaúchas sem nenhuma identificação, com combustível, motorista, impostos e manutenção pagos por todos nós.
Cuspem nas promessas de austeridade das épocas de campanha.

Poder II

Falando em poder, no residencial Las Brisas, com entradas pelas ruas Dr. Barcelos e Brasil, é comum encontrar veículos da Prefeitura de Canoas aguardando servidor. Principalmente na portaria da Rua Brasil, provável por ter movimento menor. Via de regra os veículos possuem logotipos da SMSU e da SMSPC/Território de Paz.

Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha é conhecida e reconhecida em todo Brasil pelos encantos, suas belezas naturais, sua qualificada gastronomia, a rede hoteleira de alto nível, seus eventos espetaculares e maravilhosos atraem milhares de turistas o ano todo.
A região das Hortências, como é conhecida a porção serrana ocupada pelos municípios d Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula tem um glamour todo especial. Por lá, circulam os ”caixa alta”.
A região do Vale dos Vinhedos inclui Bento Gonçalves e Garibaldi, entre outros municípios, atrai o turista muito interessado em conhecer os processos de elaboração dos vinhos e espumantes por lá produzidos, hoje já tidos entre os mais apreciados no mundo.
Muitos canoenses possuem nestas cidades, residências de lazer e não raro são de alto luxo.

Serra Gaúcha II
Canoenses, recém-ungidos a alta sociedade, depois de terem adquirido luxuosos imóveis na região, são vistos circulando pelos restaurantes e lojas de comércio. Sinal de tempos gordos.

JJ
O prefeito Jairo Jorge da Silva foi convidado pelo governador Tarso Genro para coordenar sua campanha à reeleição na região metropolitana. Apesar de não ter feito comentários públicos, JJ deve aceitar.

Mortes
Preocupa o crescimento do número de homicídios em Canoas. O número de homicídios apurados neste primeiro trimestre é muito alarmante, pois revela mortes violentas, muito especialmente no Território de Paz do Guajuviras e nos bairros Rio Branco e Fátima. Já são 36 homicídios em 2014 e ainda temos um final de semana.
Infelizmente, se mantida a média, passaremos o primeiro trimestre de 2013 e teremos outro recorde a lamentar.
Armas de uso exclusivo das forças armadas e da Policia Federal, como pistolas 9 mm e fuzil 556 estão sendo usadas.
Quais as providências tomadas? Porque Canoas, anunciada como cidade de grandes investimentos na segurança pública ainda é flagelada com tantas mortes? As câmeras de videomonitoramento estão funcionando? Tem monitoramento?

Frase de hoje:
“A amizade não é uma relação com alguém a quem conheces por muito tempo, mas com alguém que você confia, em quaisquer circunstâncias.

 

Ponto e Contraponto

por Tulio Moreira 21/03/2014

J Maciel
Jurandir Maciel deixou a Assembleia Legislativa e com isto, Canoas passou a ter um único representante no parlamento gaúcho. Jurandir ocupava vaga como suplente do PTB e deverá dedicar-se a eleição.
 
J Maciel II
Maciel já foi vereador, secretário municipal da Saúde e candidato, em 2008, a prefeito em Canoas e em segundo turno perdeu a eleição para Jairo Jorge. Se tiver apoio do PTB municipal poderá ser eleito em outubro próximo, mas informes dão conta de descontentamentos dentro do partido com posições assumidas por Maciel durante seu mandato.
 
LC Buzatto
Luiz Carlos Buzatto reassumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados. Por mais de três anos esteve à frente da secretaria estadual de Obras. Passou por maus bocados com a revelação do escândalo alcunhado pela Policia de “Operação Quilowatts”, mas sobreviveu no cargo.
 
Eleições
Os candidatos ao governo do estado, em outubro próximo,começam a ser conhecidos. Além de Tarso Genro (PT), que tentará a inédita reeleição, Ana Amélia Lemos (PP), José Ivo Sartori (PMDB) e Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT) já anunciaram suas intenções de ocupar a principal cadeira no Palácio Piratini a partir de 1º de janeiro de 2015. 
 
Eleições II
Alguns outros partidos anunciam, também, nomes para concorrem ao posto em outubro, mas deverão optar por coligarem-se com os citados da nota anterior.
 
NS Rita
O vizinho município de Nova Santa Rita comemora 22 anos de emancipação política. Seu território foi desmembrado de Canoas e tem vocação agrícola. Até hoje, canoenses choram a perda de grande parte de seu território e hoje, falta espaços para sua expansão.
Parabéns a comunidade de Nova Santa Rita, parabéns a prefeita Margarete Ferretti.
 
Site da Prefeitura
Apesar das posses efetivadas em 11 de março, o site oficial da Prefeitura de Canoas continua informando erroneamente os titulares das secretarias municipais e ainda informa a existência de algumas que foram extintas.
 
Prefeitura na Rua
Já são mais de 20 mil atendimentos à população feitos durante a “Prefeitura na Rua”. Durante a manhã dos sábados, o prefeito e seus secretários atendem em um local de Canoas.
A atividade, de tão exitosa, já é copiada em várias outras cidades. Neste sábado o evento será no Parque Getulio Vargas, o Capão do Corvo, a partir das 9 horas da manhã.
 
PPCI
O prefeito Jairo Jorge mobiliza os demais prefeitos para alterar a lei estadual de Prevenção Contra Incêndios, pois no seu entendimento ela foi estabelecida sem diálogo com as prefeitura e retirou a prerrogativa dos municípios de administrar este tema.
J Barbosa
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) visitou, nesta semana o Presídio Central em Porto Alegre.
A visita faz parte de atividades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também é presidido por Barbosa e deveria ter acontecido em 2013, porém, outras atividades no Supremo impossibilitaram a vinda anteriormente.
O CNJ organiza um mutirão carcerário para a análise de processo de 1.955 presos condenados cumprindo pena no Presídio Central. Em 96% dos processos já revisados, não havia qualquer providência a ser tomada.

J Barbosa II
O ministro causou desconforto aos desembargadores gaúchos, que haviam encomendado um churrasco para o jantar no salão social do Palácio da Justiça, pois preferiu um jantar em petit comitê no restaurante Le Bateu Ivre, em Porto Alegre e frequentado pela alta sociedade porto alegrense.
Segundo o Jornal Zero Hora, somente 14 especiais convidados participaram do jantar.
 
Presídios
A propósito da visita de Joaquim Barbosa ao Presídio Central, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, prometeu que até o final deste ano os presos serão transferidos para Canoas, Venâncio Aires (prédios novos e em construção), Charqueadas e Montenegro (módulos novos).
Com isso, a promessa de esvaziar o Presídio Central, feita pelo candidato Tarso Genro estaria sendo cumprida.
 
Presídio II
As obras do complexo prisional em Canoas receberam licença ambiental no final de fevereiro e possuem estimativa de serem concluídas em outubro próximo.
Almoço de Ideias
Na abertura das atividades públicas em 2014, a CICS trouxe três grande nomes: Jairo Jorge, prefeito de Canoas, Tarcísio Zimermann, presidente da Corsan e Pedro Luzardo, superintendente do DNIT no RS. Na pauta, saneamento, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e urbano. 
A plateia foi majoritariamente composta por secretários e diretores da administração municipal.

Frase de hoje:
Derrota após derrota até a vitória final. (Che Guevara)

Última atualização ( Sex, 21 de Março de 2014 09:58 )
 

Ponto e contraponto 14/03/2014

Por Tulio Moreira 
 
M Cardoso
O super secretário Mário Cardoso, principal parceiro e assessor do Prefeito Jairo Jorge trocou de funções, deixou a Secretaria de Relações Institucionais e assumiu o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.
M Cardoso II
Cardoso faz parte do núcleo forte do governo municipal, sob sua batuta foram realizadas as coligações que permitiram a reeleição de Jairo Jorge com ampla margem de votos em 2012. Suas novas atribuições dão indicativos de uma maior atenção na execução de alguns projetos de governo, propostos ainda em 2008, na primeira eleição, que ainda sequer saíram da fase de projetos.
M Cardoso III
Cardoso pavimenta sua candidatura para 2016. Anuncia-se como candidato a vereador, mas tem cacife dentro do PT canoense para concorrer à cadeira de prefeito ou pelo menos compor uma chapa majoritária.
Mudanças na administração
Os ex-secretários  Paulo Ricardo Accinelli e Angela Baldino foram empossados assessores especiais no Gabinete do Prefeito, além destes, outros 11 nomes foram nomeados secretários-adjuntos.
Volta às aulas
O reinicio das aulas na rede municipal de ensino foi turbulento. Muitas obras na foram concluídas e quem paga a conta são os alunos e professores que não dispõem de espaços adequados para aulas. Algumas escolas adotaram turno de somente 2 horas, para que outras turmas possam ocupar as salas.
PPCI
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. É assim que se encontra a liberação dos alvarás de prevenção de incêndio em Canoas. Muitos empreendimentos não conseguem iniciar suas atividades pela falta deste importante documento, as renovações amargam espera superior a 60 dias. A Câmara de Vereadores  entrou no tema e tentará encontrar solução para o problema.
Greve dos Correios
Nestes últimos dois anos foram várias as paralisações que prejudicam a população que fica sem os serviços de entrega de suas correspondências, especialmente aquelas que demandam pagamento – água, luz, condomínio, telefonia, dentre outras, o que invariavelmente acarreta em prejuízos, pois os atrasos nas quitações geram multas e juros. A greve foi considerada ilegal pelo Tribunal Superior do Trabalho, mas após mais de 45 dias de paralização.
Greve dos Correios II
A determinação do Tribunal é de volta ao trabalho nesta sexta-feira, 14 de março. 
Nota de Repúdio
Nota de repudio foi aprovada na Câmara de Vereadores canoense pelas declarações do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) que se referiu a índios, quilombolas e homossexuais como “tudo que não presta”, durante discurso no interior gaúcho, em novembro do ano passado.
Nota de Repúdio II
O vereador Paulinho de Odé, lamentou que a Câmara precisasse apresentar moções de repúdio, em vez de moções de apoio. Ele criticou manifestações que expressem racismo, preconceito e intolerância.
Secopa
A Secretaria Especial da Copa foi instituída em substituição a Secretaria Especial do HPSC, em 2009. Sua missão foi a de angariar a presença de alguma delegação participante da Copa do Mundo 2014 na cidade. Não obteve êxito.
Agora, na reestruturação foi transformada em Subprefeitura do Centro.
A Secretaria sempre teve sob seu comando filado ao PDT.
FBSP
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública já tem datas e local para a realização de seu   8o Encontro Anual do FBSP, dias 28, 29 e 30 de julho, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
O FBSP tem sido fundamental na discussão de novos rumos para o enfretamento das alterações que certamente a área de segurança pública precisa experimentar em todo o Brasil.
Redes Sociais
As manifestações de descontentamento postadas nas redes sociais por canoenses, em função dos problemas encontrados nas escolas municipais neste inicio de ano letivo, motivaram uma nota oficial postada na página do Facebook da Prefeitura de Canoas.
A nota da Prefeitura dá conta que providências estão e já foram tomadas.
Ressalto que tudo poderia ter sido evitado se houvesse antecipação das ações que garantiriam a volta às aulas sem sobressaltos.

CICS 2014 
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas realiza no próximo dia 18 a primeira edição do Almoço de Ideias. O evento reunirá o prefeito de Canoas, o superintende do DNIT e o presidente da Corsan.
Jairo Jorge, Pedro Gomes e Tarcísio Zimmermann abordarão, entre outros temas, mobilidade urbana, saneamento básico e o tão esperado Parque Canoas Inovação, nova denominação para o distrito Industrial Guajuviras.
Os convites para a reunião-almoço, que tem horário previsto de inicio para as 11h30min já podem ser adquiridos na secretaria da CICS ou pelo fone 3466-4666.
Frase de hoje:
Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser. (George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans, foi uma novelista autodidata britânica.)

Última atualização ( Sex, 14 de Março de 2014 16:56 )
 
Página 2 de 3

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital