Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Geral

Geral

Projeto verão à vista: quais as novidades para conquistar e manter a boa forma

“Vem chegando o verão” – mais do que o verso de uma canção famosa, a frase é também sinônimo de motivação para muitas pessoas. Com as altas temperaturas, aumenta a preocupação com a boa forma e o desejo de desfilar uma silhueta mais enxuta. Não é a toa que as resoluções de ano novo vêm quase sempre acompanhadas da promessa de perder alguns quilinhos. E essa preocupação não é motivada apenas pela questão estética: em muitos casos, fazer as pazes com a balança também reflete positivamente na saúde e na qualidade de vida. E como uma coisa leva a outra, já é de praxe que os meses que antecedem a famosa estação marcam um boom nas academias e o surgimento de diversas dietas milagrosas – tudo em prol do “projeto verão”. Contudo, é possível perder peso rapidamente, de forma saudável e sustentável? No que apostar para conquistar a boa forma e mantê-la quando o verão passar?

Correndo atrás do prejuízo

É quase um efeito cíclico: durante o inverno as tentações fartas fazem com que muitas pessoas descuidem da dieta e acabem ganhando alguns quilinhos extras. Contudo, ao findar da estação, existe uma ânsia em perder todo saldo “positivo” rapidamente. Com as altas temperaturas, o corpo fica mais em evidência, e surgem diversas dietas da moda prometendo derreter as gordurinhas em poucas semanas. Contudo, em geral, elas não são a melhor saída – é preciso muita cautela na hora de “correr atrás do prejuízo“ para que essa perda de peso não comprometa a saúde.

Conforme explica a nutricionista Sinara Menezes, ainda que exista uma de urgência em emagrecer, é preciso que as mudanças na dieta sejam feitas de forma equilibrada “Em geral, regimes radicais que proíbem determinados alimentos ou se restringem ao consumo de um único grupo não conferem uma perda de peso qualificada. Além de aumentarem o risco de uma carência nutricional, os quilos perdidos nem sempre correspondem à diminuição do percentual de gordura, mas sim, a perda de líquidos.” Justamente por isso, muitas dietas famosas promovem uma perda de peso inicial que não se sustenta a longo prazo. “O grande problema é que dietas restritivas não podem ser seguidas por muito tempo. Em muitos casos elas até propiciam o efeito rebote - no qual se recupera todo peso perdido, ou até mais.”

Diante disso, o que fazer para acelerar a perda de peso sem colocar a saúde em risco? Como turbinar a dieta sem grandes sacrifícios? De acordo com a profissional da Nature Center, existem alimentos funcionais que podem fazer parte do plano de emagrecimento, acelerando o metabolismo e limpando o organismo. Veja o que está em alta para entrar em forma desde já e se preparar para o verão.

Derretendo as gorduras – o que está em alta

Certamente, a palavra de ordem para eliminar os quilos indesejados é moderar a alimentação e adotar uma rotina de exercícios. Contudo, existem maneiras de acelerar este processo e fazer com que os resultados apareçam mais depressa, auxiliando até mesmo na motivação para seguir firme no objetivo.

Detox

Quando seguimos uma dieta desequilibrada, nosso corpo acumula diversas toxinas provenientes de conservantes, corantes, agrotóxicos, álcool, fumo e outros elementos que podem estar associados à alimentação. Todas essas impurezas acarretam em danos ao organismo, retardando o metabolismo, tornando a digestão mais lenta, prejudicando o trabalho do fígado e ainda propiciando a retenção de líquidos. Processos inflamatórios, como o acúmulo de gordura subcutânea, o inchaço e até mesmo a celulites são consequências desse processo. Logo, iniciar a dieta focando na desintoxicação pode beneficiar as etapas seguintes do emagrecimento, renovando as energias, melhorando o metabolismo e ainda fortalecendo a imunidade.

  • O que incluir: Alimentos detox como couve, brócolis, limão, agrião, pepino e gengibre. “Um suco desintoxicante feito com esses ingredientes é uma ótima opção para iniciar o dia.” Diuréticos, esses alimentos aceleram a eliminação de toxinas e, algum deles, possuem até mesmo efeito termogênico.
  • O que evitar: O consumo alimentos industrializados, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas durante este período. “A dieta detox é uma aliada no processo de reeducação alimentar, logo, não faria sentido continuar com os velhos hábitos e esperar que ela sozinha surta efeito, é preciso moderação” A nutricionista também alerta que este período de desintoxicação deve ser breve, de apenas algumas semanas. Voltando a alimentação normal – porém saudável – após este período.

Termogênicos

Esses alimentos são conhecidos por estimularem a termogênese, processo no qual o organismo mantém a temperatura corporal estável. Para tal, nosso corpo aciona mecanismos como sudorese, diurese e circulação – tarefas que demandam energia. O segredo dos termogênicos é, justamente, estimular este processo, acelerando o metabolismo, impulsionando a vasodilatação, intensificando a frequência cardíaca e propiciando um gasto calórico maior.

  • O que incluir: Alimentos como a cafeína, pimenta e gengibre aumentam a temperatura corporal e ativam o sistema de alerta do organismo, melhorando a disposição para os treinos e potencializando a queima de gorduras. O café verde, chá verde e chá preto são alternativas práticas e potentes.
  • O que evitar: É preciso cautela, os efeitos colaterais dos termogênicos podem ser nocivos a algumas pessoas. Além disso, por estimularem o sistema nervoso central, devem ser tomados preferencialmente pela manhã para não interferirem na qualidade do sono. É sempre bom ressaltar que o uso de suplementos de qualquer tipo deve ser sempre acompanhado por um nutricionista.

Funcionais

Em alta, esses alimentos ficaram famosos pela capacidade de oferecer benefícios a saúde além da nutrição. Conhecidos também como super-alimentos, alguns deles são capazes de aumentar a disposição, facilitar a digestão, melhorar a resposta imunológica, reduzir o colesterol e combater processos inflamatórios, dentre eles, o acúmulo de gorduras.

  • O que incluir: Berries como o Goji Berry, cranberry e mirtilo são nutritivas e possuem propriedades antioxidantes. Essas frutinhas podem, inclusive, compor um suco vermelho de fácil inclusão na dieta até nos dias mais quentes. Óleos funcionais como o de cártamo, de chia e de coco também tem lugar na dieta. E para reduzir a vontade de comer doces, aposte no picolinato de cromo.
  • O que evitar: Tentar seguir uma dieta pouco acessível. O ideal é combinar alimentos funcionais com a dieta tradicional. “Incluir algumas bagas de goji no iogurte natural, polvilhar chia sob a salada, acrescentar a linhaça na massa da tapioca são alguns truques para tornar a dieta sustentável em longo prazo. Não apenas para caber no bolso, mas também para agradar o paladar.”- aconselha a nutricionista.

O que nunca sai de moda

Entra verão, sai verão e alguns hábitos nunca saem de moda quando o assunto é emagrecer. Independente da estratégia utilizada, esses passos são obrigatórios para aqueles que desejam perder peso e, principalmente, manter.

  • Exercício físico: Você sabia que cerca de 80% do nosso gasto calórico está ligado a fatores nos quais não podemos interferir? Aspectos como sexo, idade e até mesmo genética determinam, em geral, a capacidade do nosso organismo gastar calorias. Contudo, os outros 20% que restam nessa conta sofrem influência direta de fatores externos, que podem ser utilizados a nosso favor na hora de perder peso. Dentre eles, o exercício físico é um dos poucos meios que temos para acelerar naturalmente o metabolismo e aumentar a queima calórica. Portanto, fugir do sedentarismo é fundamental para a perda e manutenção do peso.
  • Reeducação alimentar: De nada adianta passar fome para perder peso e pouco tempo depois recuperar todos os quilos eliminados. A palavra de ordem para quem quer emagrecer e manter a boa forma é aprender a alimentar-se adequadamente, com moderação e qualidade. Investir na mudança de hábitos e encarar uma dieta saudável são os primeiros passos para a transformação definitiva da silhueta.

Dicas quentíssimas

  • Aproveite: a fome tende a diminuir no verão. Portanto, aposte nos pratos leves e coloridos, saladas, lanches naturais e sucos funcionais. Porém, nunca pule refeições, alimente-se a cada 3 horas e opte sempre por alimentos saudáveis;
  • Não gosta de academia? O horário de verão e o clima agradável tornam a estação mais convidativa para atividades ao ar livre. Aproveite para andar de bicicleta, descer um ponto antes do trabalho ou simplesmente caminhar pelo parque. Atenção apenas aos horários em virtude do sol e dos raios ultravioletas.
  • Hidrate-se bem: água é fundamental para eliminar as impurezas do organismo. Contudo, preste atenção às escolhas: troque o refrigerante pela agua de coco, sucos funcionais ou até mesmo pelo chá verde gelado. Mas lembre-se: preferencialmente sem açúcar.
  • Devagar e sempre: não tenha pressa para alcançar seu peso desejado. Lembre-se que seu organismo levou um tempo para acumular os quilinhos extras e igualmente precisará de um tempo para perdê-los. O importante é manter-se motivado e focar na saúde antes de tudo.
  • Consulte sempre um profissional de saúde para te auxiliar nas escolhas da dieta. Somente um nutricionista será capaz de orientar adequadamente as mudanças no cardápio e recomendar a suplementação, caso necessário.

Fonte: Nature Center

 

Fisioterapia pélvica é nova área da saúde que melhora a saúde sexual de homens e mulheres

A fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgaos e sistemas do corpo humano. Porém, essa modalidade não se limita apenas a doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades comuns. Hoje, é possível que a fisioterapia realize a reabilitação dos músculos íntimos do períneo chamados de músculos do assoalho pélvico.

A fisioterapia pélvica é uma nova área da saúde que atua nos músculos íntimos, ou seja, nos músculos do assoalho pélvico com o objetivo realizar exercícios físicos gerais e direcionados ao períneo (ex. Exercícios de Kegel) e toda a região da pelve de homens e mulheres, além de aparelhos com eletroestimulação e biofeedback, técnicas específicas para os músculos locais, vibração e outros.

Segundo a fisioterapeuta e consultora em sexualidade Fabiane Dell’ Antônio, o tratamento com a fisioterapia contribui para que há melhora do conhecimento do próprio corpo, aumentando a percepção corporal e perineal e também a sensibilidade do pênis, ânus e vagina, além de normalizar a lubrificação vaginal, melhorar a ereção e controle da ejaculação do homem, sem contar na melhora do orgasmo e desejo em homens e mulheres.

“Quando estes músculos estão saudáveis a circulação e inervação estarão íntegras e contribuirão para a saúde local e o prazer de homens e mulheres. Afinal, com o envelhecimento e atividades diárias e sexuais há possibilidade de lesões e alterações nas estruturas locais com comprometimento na lubrificação, excitação, desejo, ereção, ejaculação, prazer e orgasmo”, explica Fabiane.

Além disso, a falta de relaxamento desses músculos pode tornar a penetração vaginal ou anal dolorida, o ensino do relaxamento perineal é recomendado nesses casos, na mulher tem-se o vaginismo e vulvodínia (dificuldade ou impossibilidade de penetração vaginal).  As mulheres que sentem dor na volta das atividades sexuais, no pós-parto, também podem se beneficiar com a fisioterapia.

Alguns fatores de risco como, envelhecimento, alterações hormonais, gestação, partos, cirurgias locais, alterações posturais, prisão de ventre,  uso de drogas, sexo sem adequada lubrificação, atividades de impactos com frequência e sexo com pouca idade, podem alterar o sistema muscular local e comprometer a vida e a saúde sexual.

Caso não sejam tratadas, as alterações nos músculos do assoalho pélvico ocasionam enfraquecimento local com lesão de nervos, vasos sanguíneos e fáscia, a longo prazo alterações nas funções que estes músculos exercem. Com isso os órgãos pélvicos podem se deslocar para baixo (ex. bexiga baixa), pode haver incontinência urinária ou fecal, dificuldade em defecar (prisão de ventre), má postura, dores antes, durante e após o parto, e dificuldade de expulsão no parto vaginal, assim como comprometimento na vida sexual, disfunção sexual.

“Para evitar e prevenir lesões, homens e mulheres devem ter os músculos íntimos saudáveis, ou seja, não podem estar tensos ou flácidos, e sim com um tônus normal, adequada circulação, sensibilidade, força e elasticidade. Músculos saudáveis terão maior resistência contra os fatores que podem ocasionar lesões que ocorrem durante a vida, ou se houver lesão os mesmos terão melhor recuperação”, ressalva a fisioterapeuta.

Atualmente nos grandes centros a fisioterapia pélvica atua nos hospitais, postos de saúde e centros universitários, além dos consultórios particulares. “O serviço público de saúde oferece estes atendimentos para doenças e complicações no pós-parto, mas no Brasil ainda há pouca atuação de fisioterapeutas voltada à sexualidade, tanto no serviço privado como público”, completa Fabiane.

Ainda que existam profissionais na área, é possível que as pessoas realizem exercícios em sua própria casa com o auxílio de massageadores como o Massageador Terapêutico Peridell (desenvolvido pela fisioterapeuta Fabiane Dell` Antônio) para trabalhar os músculos do períneo, assim como vibradores diversos, cones com pesos, bolinhas Ben Wa e exercícios ensinados somente pelo fisioterapeuta com atuação na área pélvica. Por fim, recomenda-se avaliação com o fisioterapeuta para o diagnóstico e ensino dos exercícios e uso dos produtos em casa.

 

Canoas Shopping divulga lojas vencedoras do Prêmio Destaques do Ano 2016

Nesta quinta-feira, dia 24 de novembro o Canoas Shopping realizou a entrega do Prêmio Destaques do Ano 2016, em reconhecimento aos lojistas com melhor desempenho conforme avaliação em pesquisa de cliente oculto na Waldhof Festas & Eventos em Canoas.

Dentro de critérios definidos pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Canoas Shopping segmentou as operações em cinco categorias: lojas âncora e megalojas; alimentação; artigos diversos e lar; conveniência, serviços e lazer; e vestuário.

A pesquisa de cliente oculto teve como foco a apresentação visual e a qualidade final do atendimento e foi desenvolvida e executada durante o mês de outubro pela Cliente Amigo, empresa especializada na interação com pessoas, relacionamento com clientes e antecipação de tendências.

As três melhores ranqueadas em cada segmento chegaram à final e as que obtiveram a nota mais alta foram as vencedoras.

Todos os lojistas do Canoas Shopping terão acesso à versão completa da pesquisa realizada em sua loja de forma que eles possam identificar possíveis oportunidades de melhora nos critérios avaliados.

Lojas premiadas:

  • ·         Categoria Lojas Âncora e Megalojas: Riachuelo
  • ·         Categoria Alimentação: Cacau Show
  • ·         Categoria Artigos Diversos e Lar: Samsung
  • ·         Categoria Conveniência, Serviços e Lazer: Farmácia Marin
  • ·         Categoria Vestuário: Fetish Moda Íntima
 

10 coisas que você precisa saber sobre tumor cerebral

 

O câncer é uma doença que assusta a todos, e com razão. Mas existem muitos mitos e tabus que afligem as pessoas. Por isso, a divulgação de informações claras e objetivas são importantes para amenizar esse cenário de pessimismo que ronda a doença. Um dos pontos, por exemplo, que muita gente não sabe sobre o tumor cerebral é que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são grandes. Por isso, visando esclarecer dúvidas, o neurocirurgião, especialista em tumor cerebral pela UNIFESP, Dr. Luiz Daniel Cetl, elencou 10 coisas que todos precisam saber sobre a doença.

1- O tumor cerebral, por si só, já é uma doença completamente invasiva e ocasiona mudanças físicas, sociais e psicológicas na vida do portador. Em muitos casos, o tratamento deixa o paciente debilitado, impossibilitado ou limitado para realizar atividades até então consideradas normais em seu cotidiano. Existem vários tipos de tumor cerebrais. O importante é o diagnóstico bem feito para identificar quando é benigno ou maligno.

2- Os sintomas do tumor cerebral vão depender muito de sua localização, mas, basicamente, são formados por dor de cabeça, tonturas, alterações de equilíbrio, convulsões, déficit neurológico progressivo e confusão mental.

3- A grande maioria dos tumores cerebrais é oriunda de metástase de um tumor proveniente de outra localização.

4- Mesmo os tumores cerebrais benignos podem gerar, em um primeiro momento, medo no paciente e seus familiares, uma vez que seus sintomas são bem similares aos de um tumor cerebral maligno. 

5- Apesar de ser o "centro de controle" de todo o corpo, a manipulação do tecido cerebral não causa dor.

6- Embora o percentual de prevalência não seja tão grande – incapacidade e índice de mortalidade – são importantes os alertas à população para a necessidade de um diagnóstico precoce, principalmente porque seus sintomas, em sua maioria, se confundem com os de outras doenças.

7- Ao sentir sintomas recorrentes, o paciente deve procurar um clínico geral ou neurologista, que pode encaminhá-lo a um neurocirurgião especialista em tumor cerebral.

8- A automedicação, além de mascarar e dificultar o diagnóstico do tumor cerebral, pode comprometer o prognóstico.

9- Em princípio, todos os tumores cerebrais podem ser tratados cirurgicamente, mesmo os benignos, cuja remoção completa poderá levar a cura da doença. Hoje, com o avanço da medicina, a neurocirurgia é realizada inclusive com cálculos físicos e matemáticos, que diminuem as chances de danos em outras áreas do cérebro.

10- A cirurgia com o paciente acordado, conhecida entre os especialistas como ‘awake craniotomy’, permite que o cirurgião tenha a localização em tempo real de regiões funcionais do cérebro, permitindo ainda a preservação destas regiões. É considerada padrão ouro para a identificação das áreas eloquentes, que correspondem às regiões motora, sensitiva e de linguagem.

A técnica apresenta excelentes resultados, sobretudo no que diz respeito à qualidade de vida, menor tempo de internação, retorno às atividades cotidianas do paciente e o controle das recidivas tumorais. Apesar de complexa, a ‘Awake Craniotomy’ é bastante utilizada em todo mundo há mais de duas décadas para os casos de ressecção (remoção) de tumores cerebrais. No Brasil, a cirurgia é realizada há quase 10 anos.

O procedimento permite o controle da ressecção do tumor, com retirada maior sem comprometer uma determinada função cerebral e menor déficit pós-operatório. Há incidência de maior controle do tumor quanto maior for sua retirada e, ao mesmo tempo, são maiores as chances de postergar as recidivas. O grande diferencial deste procedimento é que o neurocirurgião consegue identificar as áreas eloquentes - motora, sensitiva ou de linguagem - e atingidas pelo tumor.

A cirurgia é realizada com o paciente submetido a uma anestesia geral que, após a abertura do osso do crânio, é acordado, através da diminuição do nível da sedação. São colocados eletrodos nas mãos, nas pernas ou nas áreas em que se quer testar os estímulos cerebrais. No momento da estimulação da área correspondente, o cirurgião pede para o paciente falar uma frase. Nesse momento, o circuito da área atingida pode sofrer alteração e, assim, ser cessada a fala ou demonstrar distúrbio de linguagem (parafasia). Após o mapeamento das áreas de interesse, o paciente é novamente colocado em anestesia geral e a cirurgia é concluída com a remoção total ou parcial do tumor.

 

Última atualização ( Seg, 28 de Novembro de 2016 14:58 )
 

Você quer emagrecer só para o verão ou para a vida toda?

Em uma época em que as pessoas se preocupam muito mais com sua imagem digital e as milhares de fotos postadas em suas redes sociais, a busca pelo corpo perfeito se tornou incessante. Um costume que antes era considerado mais feminino, fazer dieta e contar calorias se tornou unissex. No entanto, com o grande fluxo de informações circulando o tempo todo, o número de pessoas que seguem varias dicas de sites e blogs, inclusive as dietas e ignoram até mesmo as nutricionistas, é absurdo.
Hoje em dia, homens e mulheres procuram as mais inusitadas formas de emagrecer - sem querer mudar hábitos de forma definitiva. Usam de artifícios para emagrecerem de forma rápida, como dietas extremamente restritivas, sucos detox milagrosos, dentre outras coisas, tudo para emagrecerem o máximo em menor tempo. Muitos vão além e apelam até para remédios perigosos sem prescrição médica.
A coach em Emagrecimento e também Terapeuta Ocupacional, Daniele Veríssimo, explica que o emagrecimento vem de dentro “Não é apenas ‘fechar a boca’, como dizem, ou simplesmente fazer dieta. Com dietas, se não houver uma manutenção, você ganha tudo de novo quando parar. A pessoa precisa mudar seus hábitos alimentares para o resto da vida e para isso tem que haver um preparo psicológico”, diz.
Segundo Daniele, o indivíduo começa se sabotando quando coloca um prazo para a dieta “Se a mulher, por exemplo, só vai ingerir menos calorias para tentar entrar em um vestido para o final de semana, ela já começa errando. A chave para emagrecer De forma consistente não tem prazo, pois é um trabalho que envolve mudanças internas, é muito mais do que simplesmente  fazer reeducação alimentar. Cada pessoa se transforma internamente e lida com situações da vida cotidiana . E isso não tem data de validade. ”, explica Daniele.
A coach de emagrecimento, que tem uma história parecida com boa parte das mulheres, encontrou na força do pensamento o empurrão que precisava para perder 17kg “Eu cheguei a pesar 104kg e só o que passava na minha cabeça era que eu não queria chegar na 3ª idade com tantas limitações. Iniciei um processo de emagrecimento e após perder 17kg, decidi me tornar coach de emagrecimento e ajudar pessoas a se transformarem de dentro para fora”, compartilha a especialista.
Ainda de acordo com Daniele, a principal causa de desistências em dietas, é a ansiedade. “Quando uma pessoa quer perder muitos kilos, ela não consegue fazer uma dieta restritiva por muito tempo. Perece que o tempo para chegar aonde quer demora muito mais do que o que havia se dado e programado. Com isso, acabam furando as dietas e os treinos físicos. E volta ao ciclo que é vicioso: desânimo, furo na dieta, pouco emagrecimento e desânimo de novo”, explica Daniele.
A coach diz que toda reeducação alimentar saudável também é emocional e, portanto, não é para se desesperar “O emagrecimento deve ser além da estética. Você tem que emagrecer para ter uma vida saudável, de forme consistente, para que seja definitiva. E um esforço máximo somente por uma semana não garante isso, pois devem existir mudanças mentais, para haverem mudanças comportamentais. Então, é um processo longo, que deve ser iniciado pelas razões certas para que dê certo”, conclui a coach.

Daniele Veríssimo - Coaching para Emagrecimento

 

Reforço da Força Nacional de Segurança Pública chega à capital

O reforço de agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a Polícia Civil (PC) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) já está em Porto Alegre. O efetivo foi recepcionado pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, na tarde desta quarta-feira, 23 de novembro, na sede da SSP.
Schirmer saudou os agentes e reiterou a satisfação em poder contar com o apoio da União. "É fundamental essa compreensão do governo federal, que cada vez mais assume uma postura proativa na Segurança Pública. Todo auxílio que recebemos nesta guerra que travamos contra a criminalidade será bem-vindo", frisou.
Segundo o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, a corporação contará com o apoio de um delegado e 25 agentes. O foco de atuação será na investigação de homicídios, em parceria com o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em áreas de vulnerabilidade social, com alta incidência de tráfico de drogas.
Wendt salientou que a integração do reforço da FNSP ao DHPP representa um acréscimo de 25% no efetivo do departamento. "Vamos conversar com o delegado que coordenará o grupo e traçar a estratégia. Priorizaremos quatro delegacias especializadas, com atenção direcionada para regiões de Porto Alegre, como os bairros Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e o complexo Santa Tereza/Cruzeiro", acrescentou.
O IGP receberá o reforço de 10 profissionais - seis papiloscopistas e quatro peritos. O diretor-geral do órgão, Cleber Müller, destacou a importância do intercâmbio de conhecimento. "O acréscimo de profissionais ao nosso quadro vem em boa hora. Tornaremos esta oportunidade um período de intensa troca de experiências", completou.

O reforço de agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a Polícia Civil (PC) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) já está em Porto Alegre. O efetivo foi recepcionado pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, na tarde desta quarta-feira, 23 de novembro, na sede da SSP.

Schirmer saudou os agentes e reiterou a satisfação em poder contar com o apoio da União. "É fundamental essa compreensão do governo federal, que cada vez mais assume uma postura proativa na Segurança Pública. Todo auxílio que recebemos nesta guerra que travamos contra a criminalidade será bem-vindo", frisou.

Segundo o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, a corporação contará com o apoio de um delegado e 25 agentes. O foco de atuação será na investigação de homicídios, em parceria com o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em áreas de vulnerabilidade social, com alta incidência de tráfico de drogas.

Wendt salientou que a integração do reforço da FNSP ao DHPP representa um acréscimo de 25% no efetivo do departamento. "Vamos conversar com o delegado que coordenará o grupo e traçar a estratégia. Priorizaremos quatro delegacias especializadas, com atenção direcionada para regiões de Porto Alegre, como os bairros Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e o complexo Santa Tereza/Cruzeiro", acrescentou.

O IGP receberá o reforço de 10 profissionais - seis papiloscopistas e quatro peritos. O diretor-geral do órgão, Cleber Müller, destacou a importância do intercâmbio de conhecimento. "O acréscimo de profissionais ao nosso quadro vem em boa hora. Tornaremos esta oportunidade um período de intensa troca de experiências", completou.

 
Página 4 de 212

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital