Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Plantão

Plantão

Congresso de Comunicação Signis Brasil ocorrerá no Rio Grande do Sul

Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Comunicação da Signis Brasil. O evento ocorrerá de 31 de agosto a 02 de setembro de 2018, na Pousada Convento São Lourenço Capuchinhos, em Porto Alegre (RS), com a temática ‘Consumo de mídia em tempo de mercado digital’. O objetivo é promover a reflexão e o intercâmbio de experiências inovadoras das comunicações para uma cultura de paz, no Brasil e no mundo.

A iniciativa é voltada a comunicadores, pesquisadores e demais interessados na comunicação como ferramenta de verdade e paz. A realização é da Associação Católica de Comunicação Signis Brasil e integram o grupo de planejamento a Rede Católica de Rádio (RCR), as TVs e os impressos associados à Signis Brasil, assim como o braço jovem da instituição.


Para o presidente da Signis Brasil,

João Carlos Romanini,

é importante alcançar uma mídia que colabore na comunicação para uma cultura de paz com inovação, criatividade e ética. “O congresso será uma oportunidade de conhecer tendências globais e inovadores caminhos à evangelização com os meios de comunicação na perspectiva cristã católica”, destaca Romanini.

Além dos painéis, mesas-redondas e oficinas, haverá exposição de tecnologias e tendências no campo da comunicação. Interessados podem se inscrever até 12 de agosto por meio do endereço congresso.signisbrasil.org.br.

Sobre a Signis – É uma associação católica internacional que representa a mídia católica em várias organizações e instituições governamentais e não governamentais. Sua proposta é formar uma rede de comunicadores católicos que sirvam a Igreja mediante seu trabalho profissional para uma cultura de paz.

Sobre a Signis Brasil – Fundada em 02 de dezembro de 2010, a Signis Brasil é filiada à Signis Mundial e a Signis América Latina e Caribe, também sendo reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB).

 

Tribuna Popular: Fórum Alternativo Mundial de Água apresenta críticas à PPP do Saneamento

Canoas - A coordenação do Comitê Gaúcho do Fórum Alternativo Mundial de Água (FAMA/RS) usou o espaço da Tribuna Popular, na quinta-feira, 28, para manifestar a preocupação com a parceria público-privada (PPP) na área do saneamento proposta pela Corsan na área do saneamento na região metropolitana, que inclui o município de Canoas.

Representando o comitê, a diretora da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do RS, Célia Zingler, apresentou um manifesto do FAMA/RS, que reúne movimentos e organizações sociais e sindicais, ambientalistas, igrejas e universidades. No texto, a entidade expressa a preocupação em relação à PPP do Saneamento: “Nos estados brasileiros onde ocorreram privatizações, as empresas privadas operam com taxas de esgoto muito acima do patamar de 70% cobrado sobre a tarifa de consumo de água pela nossa Corsan. Entendemos que o saneamento, como uma questão de saúde pública, tem que ser um serviço prestado pelo Estado, sob o risco de não se conseguir alcançar a universalidade, excluindo exatamente a população que mais precisa ser atendida”. O documento ainda conclama que a Câmara de Vereadores realize um estudo mais aprofundado sobre o tema, com a participação da população, e realize audiências públicas para esclarecer a sociedade.

 

Médicos de hospital de Canoas paralisam serviços

As atividades referentes ao ambulatório (consultas eletivas) e emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças, conhecido como Gracinha, em Canoas, foram paralisadas nesta segunda-feira, 7 de maio,  por prazo indeterminado. Também estão suspensos os atendimentos por parte do convênio médico FASSEM (que só pode ser contratado pelos servidores públicos municipais). “Atenderemos com 30% da capacidade por tempo indeterminado até que a Secretaria de Saúde abra uma frente de diálogo conosco”, ressalta o coordenador médico do bloco cirúrgico da instituição, Vitor Alves.
Alguns médicos do Gracinha, contratados como pessoa jurídica, não recebem remunerações em dia desde janeiro deste ano. Apenas os contratados via CLT estão recebendo no prazo. Além desse desacordo de contratos, há falta de repasses por parte da prefeitura de Canoas.
Durante a reunião no começo da tarde desta segunda em que foi votada e aprvada a paralisação, os médicos do corpo clínico relataram que tentaram conversar diversas vezes com a Secretaria Municipal de Saúde, mas nunca obtiveram êxito. Conforme os relatos apresentados na reunião, a prefeitura de Canoas deve ao hospital cerca de R$ 5 milhões. Já o FASSEM deve R$ 1,9 milhão.
“O SIMERS está acompanhando de forma atenta a mais esta situação com a saúde dos moradores de Canoas. É inadmissível que mais um hospital de nosso Estado esteja à mercê da falta de entendimento sobre as dívidas entre a Prefeitura e o Hospital”, destaca a diretora da entidade médica Gisele Lobato.

 

Dia do Trabalhador tem passe livre no transporte coletivo

Os canoenses têm mais um motivo para não perder a Festa do Trabalhador, no Parque Eduardo Gomes. O dia 1° de maio terá tarifa zero no sistema convencional do transporte coletivo. O objetivo é oportunizar um deslocamento gratuito a toda população para que possa aproveitar as atrações e serviços oferecidos na festa.
A tabela horária de todas as linhas vai operar pela planilha de domingo. Já no dia 30, segunda-feira, a planilha será a de sábado. O Sistema de Transporte Seletivo não terá alteração.
Para o encerramento da Festa do Trabalhador, estão previstos horários extras para as linhas Mathias Velho, Vila Cerne e Linha 03 Guajuviras, com saída a meia noite, todas da esquina da Rua Oliveira Vianna com a Rua Bartolomeu de Gusmão, passando pelo centro da cidade. A linha para o bairro Rio Branco sairá do centro às 23h55, com itinerário normal, passando pela Rua Bartolomeu de Gusmão.

 

Conselho de Administração aprova modelo sobre reposicionamento estratégico em refino

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o reposicionamento estratégico da companhia no setor de refino. O modelo foi desenvolvido com base em premissas sobre como melhorar a composição do portfólio da companhia no médio e longo prazos, estabelecer parcerias para mitigação de riscos e viabilizar investimentos no setor por meio desses novos agentes. O reposicionamento contempla a busca por parceiros em quatro refinarias. A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), localizada em Canoas (RS), está entre as unidades para as quais a companhia buscará parceiros.
A parceria também contemplará ativos de logística integrados à Refap, como os terminais aquaviários de Tramandaí e Niterói e os dutos para transporte de petróleo e derivados na região. O modelo aprovado é o que foi apresentado no dia 19 de abril durante seminário na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
Além da Refap, a Refinaria Presidente Vargas (Repar), a Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) também estão abrangidas pelo projeto. A parceria nas quatro refinarias prevê a criação de duas empresas: uma reunindo os ativos da região Nordeste, incluindo RLAM e RNEST, e outra com os ativos do Sul, entre eles Refap e Repar. A Petrobras manterá uma participação acionária de 40% e outros 60% serão transferidos aos parceiros privados, que terão controle sobre a operação dos ativos.
A Petrobras manterá 75% da capacidade de refino nacional, permanecendo uma empresa integrada de óleo e gás. "É premissa desse modelo que a Petrobras continue com participação relevante para ter grande influência nas decisões de negócio e se beneficiar dos resultados financeiros. Outro aspecto positivo é que os parceiros podem trazer os investimentos necessários para a expansão do refino que, sozinha, a empresa teria maior dificuldades de fazer devido ao seu alto grau de endividamento", explica o gerente geral de Programas de Reestruturação de Negócios de Refino Comercialização e Transporte, Arlindo Moreira Filho.  
A adoção de um novo modelo para o segmento de Refino e Gás Natural está alinhada ao Plano Estratégico e de Negócios e Gestão da Petrobras para o período 2018-2022, que prevê o estabelecimento de parcerias e desinvestimentos também com o objetivo de fortalecimento da governança corporativa e melhora do financiamento da empresa, através de entrada de recursos em caixa.
No horizonte do PNG 2018-2022, não há previsão de parcerias em refino com cessão de controle além das quatro anunciadas hoje.

O processo de desinvestimento

A venda das duas subsidiárias, uma reunindo os ativos da região Nordeste e outra com os ativos do Sul, será feita por meio de um processo competitivo em que a empresa e/ou consórcio que oferecer a melhor oferta terá gestão dos negócios associados aos ativos de cada região.
O processo de venda de participação nos blocos regionais de refino inclui três fases principais: estruturação, desenvolvimento e fechamento. A primeira etapa, que acaba de ser concluída, compreende a definição do modelo de parcerias e sua aprovação no Conselho de Administração. Depois dessa etapa, ocorre o processo competitivo para a escolha do parceiro, culminando na celebração dos contratos para a formação da parceria. A fase final, prevista para terminar no segundo semestre de 2019, envolve a estruturação das novas empresas e a aprovação dos órgãos competentes para que a parceria se concretize. Até lá, a operação das refinarias continuará a ser feita nos moldes atuais. Nessa etapa, não haverá alteração na rotina operacional, nos processos de gestão ou vínculos empregatícios.
Após a concretização da parceria, terá início o período de transferência do controle das operações. Nessa fase, o futuro parceiro poderá convidar empregados da Petrobras a integrar seus quadros e após um período de transição que ainda será negociado, o comprador assumirá a operação das refinarias.

 

Horários Canoas Shopping feriado 21 de abril

Saiba os horários especiais do Canoas Shopping para o  feriado de 21 de abril:

21/04 – Sábado – Tiradentes

  • ·         Cinemas: conforme programação
  • ·         Alimentação e lazer: 11h30 às 22h
  • ·         Demais lojas e quiosques: abertura opcional das 14h às 20h

22/04 – Domingo – Horário normal

  • ·         Cinemas: conforme programação
  • ·         Alimentação e lazer: 11h30 às 22h
  • ·         Demais lojas e quiosques: das 14h às 20h
 
Página 1 de 283

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital