Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Plantão

Plantão

Médicos de hospital de Canoas paralisam serviços

As atividades referentes ao ambulatório (consultas eletivas) e emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças, conhecido como Gracinha, em Canoas, foram paralisadas nesta segunda-feira, 7 de maio,  por prazo indeterminado. Também estão suspensos os atendimentos por parte do convênio médico FASSEM (que só pode ser contratado pelos servidores públicos municipais). “Atenderemos com 30% da capacidade por tempo indeterminado até que a Secretaria de Saúde abra uma frente de diálogo conosco”, ressalta o coordenador médico do bloco cirúrgico da instituição, Vitor Alves.
Alguns médicos do Gracinha, contratados como pessoa jurídica, não recebem remunerações em dia desde janeiro deste ano. Apenas os contratados via CLT estão recebendo no prazo. Além desse desacordo de contratos, há falta de repasses por parte da prefeitura de Canoas.
Durante a reunião no começo da tarde desta segunda em que foi votada e aprvada a paralisação, os médicos do corpo clínico relataram que tentaram conversar diversas vezes com a Secretaria Municipal de Saúde, mas nunca obtiveram êxito. Conforme os relatos apresentados na reunião, a prefeitura de Canoas deve ao hospital cerca de R$ 5 milhões. Já o FASSEM deve R$ 1,9 milhão.
“O SIMERS está acompanhando de forma atenta a mais esta situação com a saúde dos moradores de Canoas. É inadmissível que mais um hospital de nosso Estado esteja à mercê da falta de entendimento sobre as dívidas entre a Prefeitura e o Hospital”, destaca a diretora da entidade médica Gisele Lobato.

 

Dia do Trabalhador tem passe livre no transporte coletivo

Os canoenses têm mais um motivo para não perder a Festa do Trabalhador, no Parque Eduardo Gomes. O dia 1° de maio terá tarifa zero no sistema convencional do transporte coletivo. O objetivo é oportunizar um deslocamento gratuito a toda população para que possa aproveitar as atrações e serviços oferecidos na festa.
A tabela horária de todas as linhas vai operar pela planilha de domingo. Já no dia 30, segunda-feira, a planilha será a de sábado. O Sistema de Transporte Seletivo não terá alteração.
Para o encerramento da Festa do Trabalhador, estão previstos horários extras para as linhas Mathias Velho, Vila Cerne e Linha 03 Guajuviras, com saída a meia noite, todas da esquina da Rua Oliveira Vianna com a Rua Bartolomeu de Gusmão, passando pelo centro da cidade. A linha para o bairro Rio Branco sairá do centro às 23h55, com itinerário normal, passando pela Rua Bartolomeu de Gusmão.

 

Conselho de Administração aprova modelo sobre reposicionamento estratégico em refino

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o reposicionamento estratégico da companhia no setor de refino. O modelo foi desenvolvido com base em premissas sobre como melhorar a composição do portfólio da companhia no médio e longo prazos, estabelecer parcerias para mitigação de riscos e viabilizar investimentos no setor por meio desses novos agentes. O reposicionamento contempla a busca por parceiros em quatro refinarias. A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), localizada em Canoas (RS), está entre as unidades para as quais a companhia buscará parceiros.
A parceria também contemplará ativos de logística integrados à Refap, como os terminais aquaviários de Tramandaí e Niterói e os dutos para transporte de petróleo e derivados na região. O modelo aprovado é o que foi apresentado no dia 19 de abril durante seminário na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
Além da Refap, a Refinaria Presidente Vargas (Repar), a Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) também estão abrangidas pelo projeto. A parceria nas quatro refinarias prevê a criação de duas empresas: uma reunindo os ativos da região Nordeste, incluindo RLAM e RNEST, e outra com os ativos do Sul, entre eles Refap e Repar. A Petrobras manterá uma participação acionária de 40% e outros 60% serão transferidos aos parceiros privados, que terão controle sobre a operação dos ativos.
A Petrobras manterá 75% da capacidade de refino nacional, permanecendo uma empresa integrada de óleo e gás. "É premissa desse modelo que a Petrobras continue com participação relevante para ter grande influência nas decisões de negócio e se beneficiar dos resultados financeiros. Outro aspecto positivo é que os parceiros podem trazer os investimentos necessários para a expansão do refino que, sozinha, a empresa teria maior dificuldades de fazer devido ao seu alto grau de endividamento", explica o gerente geral de Programas de Reestruturação de Negócios de Refino Comercialização e Transporte, Arlindo Moreira Filho.  
A adoção de um novo modelo para o segmento de Refino e Gás Natural está alinhada ao Plano Estratégico e de Negócios e Gestão da Petrobras para o período 2018-2022, que prevê o estabelecimento de parcerias e desinvestimentos também com o objetivo de fortalecimento da governança corporativa e melhora do financiamento da empresa, através de entrada de recursos em caixa.
No horizonte do PNG 2018-2022, não há previsão de parcerias em refino com cessão de controle além das quatro anunciadas hoje.

O processo de desinvestimento

A venda das duas subsidiárias, uma reunindo os ativos da região Nordeste e outra com os ativos do Sul, será feita por meio de um processo competitivo em que a empresa e/ou consórcio que oferecer a melhor oferta terá gestão dos negócios associados aos ativos de cada região.
O processo de venda de participação nos blocos regionais de refino inclui três fases principais: estruturação, desenvolvimento e fechamento. A primeira etapa, que acaba de ser concluída, compreende a definição do modelo de parcerias e sua aprovação no Conselho de Administração. Depois dessa etapa, ocorre o processo competitivo para a escolha do parceiro, culminando na celebração dos contratos para a formação da parceria. A fase final, prevista para terminar no segundo semestre de 2019, envolve a estruturação das novas empresas e a aprovação dos órgãos competentes para que a parceria se concretize. Até lá, a operação das refinarias continuará a ser feita nos moldes atuais. Nessa etapa, não haverá alteração na rotina operacional, nos processos de gestão ou vínculos empregatícios.
Após a concretização da parceria, terá início o período de transferência do controle das operações. Nessa fase, o futuro parceiro poderá convidar empregados da Petrobras a integrar seus quadros e após um período de transição que ainda será negociado, o comprador assumirá a operação das refinarias.

 

Horários Canoas Shopping feriado 21 de abril

Saiba os horários especiais do Canoas Shopping para o  feriado de 21 de abril:

21/04 – Sábado – Tiradentes

  • ·         Cinemas: conforme programação
  • ·         Alimentação e lazer: 11h30 às 22h
  • ·         Demais lojas e quiosques: abertura opcional das 14h às 20h

22/04 – Domingo – Horário normal

  • ·         Cinemas: conforme programação
  • ·         Alimentação e lazer: 11h30 às 22h
  • ·         Demais lojas e quiosques: das 14h às 20h
 

Projeto que previa a inclusão dos alunos da Educação Infantil nas competições escolares canoenses é vetado pelo Executivo

Canoas - A Câmara manteve, nesta terça-feira, 17, o veto total do Executivo ao projeto de lei 41/2017, que prevê a participação dos alunos da educação infantil nas Competições Escolares Canoenses (CECA). O PL 41/2017), de autoria do vereador Eric Douglas (PTB), altera o art.º 4º da Lei nº 5538, de 27 de setembro de 2010.

Segundo o governo, a proposição ultrapassa o âmbito de competência legislativa, tendo em vista impõe obrigações ao Poder Executivo, atribuindo à administração a incumbência de desenvolver atividades e procedimentos para implementação da participação dos alunos dessa etapa escolar. O Executivo também destaca que os alunos da Educação Infantil já se encontram contemplados no programa denominado CEQUINHA, desde a edição de 2017.

Sessão ordinária de 17/4 – requerimentos aprovados

Requerimento 89/2018. Autoria: Gabinete Vereador Sargento Santana (PTB). Solicita o desarquivamento do Projeto de Lei Legislativo 32/2017 e a sua inclusão na Ordem do Dia de 24/4.

Requerimento 96/2018. Autoria: Gabinete Vereador Juares Hoy (PTB). Voto de pesar pelo falecimento do empresário canoense Luís Fernando Cardoso da Silveira, ocorrido em 10 de abril.

Requerimento 97/2018. Autoria: Gabinetes Vereadora MARIA EUNICE (PTB) e Vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Voto de pesar pelo falecimento da professora canoense Cledi Nunes, ocorrido em 11 de abril.

Requerimento 98/2018. Autoria: Vereador Alexandre Gonçalves (PPS), subscrito pelos demais parlamentares. Moção de apoio à permanência da Procuradoria Seccional da Fazenda Nacional no município de Canoas.

 

 

RGE e RGE Sul em alerta para possibilidade de temporais

O avanço de uma massa de ar polar sobre a região Sul do país, a partir desta sexta-feira, 23, deve causar temporais de grandes proporções em todo território gaúcho durante o final de semana. O monitoramento climático adquirido pelos Centros de Operações Integrado (COIs) da RGE e RGE Sul, junto a um instituto privado de meteorologia, indica a possibilidade ventania com velocidade superior a 80 km/h, índices pluviométricos que podem provar enchentes e também incidência de granizo em pontos isolados do Estado.

Trabalhando com a perspectiva da confirmação deste cenário, as distribuidoras alocaram equipes em pontos estratégicos de suas áreas de concessão para atuar com mais velocidade em prováveis danos na rede de distribuição.

As áreas de instabilidade deve atingir o Norte e Nordeste gaúcho ainda nesta sexta-feira. Entretanto, o clima mais severo deve se configurar no sábado, quando o sistema de baixa pressão empurra para fora do Estado a massa de ar seco e provoca temporais na fronteira com a Argentina e também na região central do Rio Grande do Sul.

No começo da tarde, a frente fria ganha volume e as áreas de instabilidade predominam. O volume expressivo de chuva pode provocar cheias nos rios e comprometer os acessos às cidades e o deslocamento de equipes das distribuidoras, especialmente nas áreas rurais.

No domingo, a frente fria começa a deixar o Estado mas ainda deve provocar temporais em todas as regiões entre a madrugada e manhã. O tempo começa a limpar à tarde, porém, as temperaturas devem despencar e a condição favorável à formação de temporais se reduz. A segunda-feira ainda pode chover em alguns pontos, porém, não há alerta de temporais.

Em alguns momentos, por causa do volume de ocorrências, o nossos Call Centers podem passar por congestionamentos em determinados momentos. Por isso, os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE e RGE Sul sobre problemas de falta de energia elétrica:

Call Center:

RGE: 0800 970 0900

RGE Sul: 0800 707 7272

Pela internet: www.rge-rs.com.br e www.rgesul.com.br


Pelo SMS Center:

RGE: SMS com a palavra LUZ + Código de Cliente para 27350 (se nunca usou o serviço, mandar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro)

RGE Sul: SMS com o Seu Código para 28410


Aplicativo para smartphone: CPFL Energia, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.

 
Página 1 de 282

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital