O estudante universitário chega na reta final do curso de graduação e tem um desafio a enfrentar: o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Muitas dúvidas podem surgir no primeiro momento de como começar ou como escolher o tema, mas é preciso manter a calma. O final do curso está próximo e o TCC é o projeto mais importante a ser elaborado durante a vida do aluno de graduação. Assim, é preciso cultivar os pensamentos positivos, ter foco e alto poder de execução nas atividades iniciais da elaboração da monografia.
Caso o discente não tenha ideia de como começar a construir o TCC, pode-se buscar um professor orientador a fim de prover direção na elaboração desse projeto acadêmico. O orientador pode ser um docente no qual desenvolva pesquisa na área que o aluno tenha interesse ou área correlata. Ter uma boa relação prévia com o potencial orientador facilita o diálogo e o fluxo de ideias que podem ajudar a avançar com mais efetividade na construção do trabalho acadêmico. É importante que o universitário se sinta confortável em tirar dúvidas e procurar o orientador à medida que for necessário.
Escolhido o orientador, o estudante precisa começar a estruturar seu TCC. Inicialmente, é preciso escolher o tema central de sua monografia. A construção de um mapa mental ajuda a ter uma visão global do curso de graduação e suas subáreas. Identificada a subárea que o estudante gosta e tem mais afinidade, recomenda-se se aprofundar na subárea selecionada para especificar o tema e título do Trabalho de Conclusão de Curso. Feito isso, é hora de buscar artigos científicos sobre o tema de TCC nas bases de dados, sendo elas Google Acadêmico, Scielo, Portal Capes, Scopus, Web of Science entre outras. Caso o estudante não possua domínio do idioma inglês, pode começar utilizando o Google Acadêmico. Nesta plataforma o discente vai encontrar diversos trabalhos acadêmicos na língua portuguesa, podendo baixar artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Quanto à estrutura do TCC, é recomendado organizar a escrita do TCC nos elementos Introdução, Referencial Teórico (ou Revisão de Literatura), Metodologia, Resultados e Discussões, e Conclusão. Na Introdução deve conter a contextualização do tema, breve conteúdo da literatura, os objetivos do trabalho (geral e específicos), e a justificativa (ou relevância). No Referencial Teórico deve-se embasar, a partir de trechos contidos em artigos científicos ou outras fontes, os principais aspectos que reforçam e validam o tema de monografia escolhido. Na Metodologia contempla-se todos os materiais e métodos que são necessários para a execução da pesquisa, envolvendo infraestrutura (laboratório, por exemplo), insumos, equipamentos e o passo a passo para que a investigação seja realizada. Em Resultados e Discussões aponta-se quais foram as principais respostas obtidas no trabalho acadêmico atual. Já na Conclusão é feita uma síntese daquilo de mais relevante que se obteve no TCC, possíveis soluções para o problema proposto e as indicações de trabalhos futuros.