Os percevejos de cama são os mais comuns em residências domésticas. Eles recebem esse nome por um motivo, já que são comumente encontrados nas camas e outros móveis. Abaixo, falamos um pouco mais sobre essas pragas urbanas e quais são as melhores estratégias de controle de percevejos! Acompanhe!
O que são percevejos?
Percevejos são insetos, também considerados pragas urbanas, cuja alimentação se dá por meio do sangue de pessoas e alguns animais.
Ele é muito pequenininho, por isso pode ficar em um ambiente por muito tempo, antes que alguém perceba sua presença.
Há dois fatores que os atraem para picar humanos: o calor do corpo e a produção natural de dióxido de carbono.
É comum encontrá-los em camas ou colchões, porque eles se escondem ali e também encontram alimento fácil, picando pessoas que se deitam no local.
Ainda que pequenas, essas pragas são poderosas, sobrevivem a temperaturas extremas e podem ficar até um ano sem alimento.
Além disso, os ovos de um percevejo eclodem rapidamente (entre 4 e 10 dias), por isso eles se reproduzem e formam infestações com facilidade.
Por isso, é fundamental compreender como fazer controle de percevejos e evitar que eles se espalhem pelo local.
Que males os percevejos causam à saúde?
As picadas dos percevejos não provocam nenhuma doença, mas elas são extremamente incômodas. Eles costumam picar durante a noite e sua picada é indolor, por isso as pessoas não sentem. Além disso, eles picam várias vezes a mesma pessoa, durante a mesma noite.
A reação a essas picadas pode acontecer algumas horas, ou até 10 dias depois, começando com uma coceira leve, que pode ser acentuada em pessoas sensíveis. Quando provoca reações alérgicas, as picadas vêm acompanhadas de edemas e pruridos intensos.
Como identificar picadas de percevejos?
É possível desconfiar da picada de percevejos quando aparecem picadas múltiplas, próximas umas das outras, comumente em formato de zigue-zague.
Além disso, ainda que as marcas não tenham aparecido, se houver uma série de pontinhos de sangue pela cama, é possível que eles tenham passado a noite ali.
Como tratar as picadas de percevejos?
Geralmente, não há tratamento específico para as picadas, que somem com o tempo. Entretanto, nos casos de pessoas sensíveis e que apresentam reações alérgicas, o uso de medicamentos pode ser necessário.
Alguns deles são os corticosteroides ou os anti-histamínicos.
É muito importante, entretanto, lembrar que nenhuma medicação pode ser utilizada sem acompanhamento médico. Por isso é fundamental passar por avaliação prévia e tomar apenas os medicamentos recomendados pelo profissional.
Como acabar com os percevejos?
A melhor forma de fazer o controle de percevejos é por meio da dedetização, com uma empresa especializada. Isso porque os profissionais avaliarão o local, identificarão os pontos de infestação e farão o tratamento mais adequado ali.
Mas também é possível adotar medidas que ajudem na eliminação dessas pragas, ainda que não sejam tão efetivas.
Por exemplo, lavar as roupas de cama ou outros tecidos com suspeitas de infestação em água quente e secá-los em temperaturas acima de 50ºC. Passá-los com ferro também ajuda.
Além disso, é muito importante aspirar camas, colchões e proximidades regularmente.
Os percevejos podem aparecer em casas sem limpeza regular, ou naquelas muito limpas. Eles não se importam com a sujeira, porque não se alimentam dela. Apenas precisam de um local para esconder.
Por isso é fundamental a manutenção do local, que possibilita uma inspeção mais detalhada e a identificação dessas pragas, se estiverem ali.
Portanto, as melhores maneiras de fazer controle de percevejos são a contratação de dedetizadora, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora e a limpeza regular do local.