Conectividade Social Caixa: O que é para que Serve

A Conectividade Social é mais um canal digital que o banco da Caixa Econômica Federal desenvolveu para facilitar alguns processos relacionados aos empregadores, ou seja, aqui não estamos falando dos clientes finais e sim de empresas que empregam pessoas.

Com o objetivo de facilitar o acesso e troca de informações entre empregadores da Previdência Social, foi criado esse canal e agora que você sabe o que é a conectividade social, entenda também quais são os benefícios oferecidos e até mesmo como fazer a utilização, caso você seja como uma empresa ou represente uma.

O que é Conectividade Social da Caixa?

Para entender para que serve a Conectividade Social listamos alguns dos serviços disponíveis para que os empregadores possam utilizar através desse espaço online que foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Dessa forma, fica bem melhor de entender o que está disponível de acesso e o que não está:

  • É possível fazer um envio dos arquivos PIS-Empresa WEB
  • É possível fazer um envio dos arquivos das guias de recolhimento rescisório do FGTS que também são chamadas de GRRF
  • É possível fazer um envio dos arquivos gerados pelo Sistema Empresa de recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social que também é chamada de SEFIP

Os empregadores precisam fazer um envio de vários documentos para Previdência Social e através desse site tudo isso vai ficar muito mais fácil e também menos burocrático. O ganho por trás é muito grande, principalmente em empregadores que têm uma base muito grande de funcionários.

Caso você ou a sua empresa ainda não esteja utilizando esse recurso é um bom momento de conhecer agora e começar a utilizar para que você ganhe mais velocidade para resolver as pendências do dia a dia que é parte normal do fluxo de trabalho de qualquer empresa.

Os ganhos em utilizar serviços públicos online são muitos e a partir do momento em que você sabe também como usar a conectividade social da Caixa, você vai perceber que esse sistema realmente foi pensado na facilitação de fluxos que antes eram mais burocráticos e mais demorados. Agora é pela internet é possível enviar a documentação.

Quem pode usar a conectividade social da Caixa?

Essa pergunta é importante porque nem todo serviço desenvolvido para empresas jurídicas significa que estarão disponíveis para todos os tipos de empresas existentes no Brasil. Isso acontece porque existem diferentes tipos de categorias e aqui vamos explicar quais são aquelas empresas que vão poder utilizar esse recurso.

Abaixo deixamos a lista de quais empresas podem usar a Conectividade Social como um serviço online na hora de prestar contas para Previdência Social referente ao quadro de funcionários existentes:

  • Microempreendedores Individuais também conhecidos como MEI
  • Empresas que optaram pelo plano Simples Nacional e que contam com até 10 funcionários
  • Agentes Financeiros FCVS e Agentes Financeiros do SFH: esses também estão liberados a utilizar para poderem enviar e também receber as movimentações de FCVS e CADMUT

Todas as empresas que se encaixam nos requisitos mencionados acima poderão utilizar o sistema da Caixa para terem acesso a Conectividade Social. Lembrando que esse serviço está disponível pela internet e sem nenhum tipo de custo. A partir do momento em que a pessoa tem um computador para acessar, fica bem mais fácil.

Depois que as empresas passaram a utilizar esse serviço para enviar os documentos que são obrigatórios tanto para questão do FGTS, quanto para a Previdência Social, os atendimentos passaram a ser melhores, a resolução de pendências e até mesmo o processo de tirar dúvidas.

Para que serve a Conectividade Social Caixa?

Basicamente, através do programa da Conectividade Social da Caixa que as empresas que se encaixam como MEI e Simples podem estar enviando alguns documentos relativos à Previdência Social. Para não terem que fazer isso utilizando um processo manual, foi desenvolvido um sistema que permite o recebimento desses mesmos arquivos.

A tecnologia chegou nos órgãos públicos e com isso muitas facilidades vão aparecendo e cada vez mais será possível resolver pendências e processos que antes só aconteciam nos atendimentos presenciais. Essa é uma realidade até mesmo das iniciativas privadas que estão usando a internet para facilitar o processo de várias áreas.

  • Entre no site para conhecer a funcionalidade: www.caixa.gov.br
  • A função estará disponível no menu Empresas

Acesse o sistema em qualquer dia da semana para que você possa facilitar todo o processo do cumprimento das obrigatoriedades empregatícias relacionadas ao FGTS e Previdência Social. O envio dos documentos ficou muito mais simplificado depois da disponibilidade deste programa que é gratuito.

Um detalhe muito importante e que não podemos deixar de mencionar é sobre a necessidade de utilizar o certificado digital para a utilização do mesmo. Todos esses processos são necessários para garantir a veracidade das informações, portanto, não deixe de se organizar para garantir o seu acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *