Fala querido leitor! Após muitos anos de uma economia enfraquecida, aos poucos vamos presenciando uma onda de sequelas deixadas para trás. Resultado de pandemia, guerras e outros fatores, diversas empresas veem os seus negócios enfraquecidos e não tem outra opção, senão fechar lojas ou encerrar definitivamente as atividades no país. Nesse artigo, você confere as 12 empresas que fecharam no Brasil nos últimos anos. Veja!
12 – Forever 21
A Forever 21 encerrou as suas atividades no Brasil no ano de 2022, porém não poderia ficar de fora da nossa lista. A Forever 21 é uma loja de departamentos californiana e que virou símbolo de marca de grife e de bom gosto aqui no Brasil. A empresa, entretanto, teve de encerrar as suas atividades em solos brasileiros ao enfrentar uma crise financeira e judicial.
11 – Ford
A Ford é uma empresa que fechou as portas no Brasil no ano de 2021. Ao contrário das outras marcas da nossa lista, a Ford encerrou as atividades em todas as suas fábricas no Brasil e não somente algumas unidades específicas. O motivo para o encerramento das atividades por conta de perda de incentivos fiscais.
10 – Walmart
Uma das maiores marcas do setor varejista do mundo foi uma das empresas que saíram do Brasil nos últimos anos. A Walmart deixou o Brasil entre 2019 e 2020, devido a dificuldade enfrentadas pela marca para se consolidar no mercado brasileiro, que se diferencia e muito da estratégia adotada pela empresa nos EUA.
9 – CVC
E as crises não ficam só no setor varejista. Empresas do setor de turismo também estão no radar da insolvência (ou falência), como é o caso da CVC. A companhia de turismo extremamente reconhecida como uma das melhores em todo o Brasil se viu em meio a dívidas nos últimos anos e em 2023 já demitiu funcionários, além de passar lojas próprias para a mão de franqueados.
8 – Frigorífico Big Boi
O Frigorífico Big Boi é uma das principais empresas desse setor na região de Maringá e mais uma vez fechou as portas por uma crise financeira. A empresa justificou o fechamento pelas dificuldades encontradas no abate de animais. A falta de rebanho na região fazia com que a empresa tivesse de buscar gado em outra região, o que encarecia o processo. Não é a primeira vez que a empresa encerra as atividades por conta disso.
7 – Yoki
A General Mills é outra empresa que está passando por reestruturação nos últimos anos. A marca é controladora da famosíssima Yoki e já fechou algumas fábricas dessa importantes empresa do setor alimentício com a premissa de aumentar o seu crescimento em solo brasileiro e melhorar a sua competitividade no mercado de alimentos.
6 – Oi
A Oi é considerada a empresa brasileira com a maior dívida da atualidade, com números exorbitantes que chegam aos R$ 29 bilhões. Em meio a grande reestruturação da empresa no último ano, uma grande quantidade das lojas físicas da Oi foram fechadas definitivamente.
5 – Tok&Stok
A Tok&Stok é mais uma empresa que tem enfrentado crise em 2023. Essa importante rede de móveis acumulou uma dívida gigantesca e enfrenta até mesmo um requerimento de falência na justiça. Por conta da crise, a empresa já fechou diversas lojas no país.
4 – Americanas
Uma das maiores empresas do setor varejista brasileiro está em meio a uma grande crise financeira no ano de 2023. Uma das estratégias da empresa, que anunciou um rombo de cerca de R$ 20 bilhões, é o fechamento de algumas de suas lojas para permitir a continuidade no funcionamento de suas operações.
3 – Marisa
Outra loja de grande impacto no setor varejista de loja, a Marisa enfrenta uma forte crise e deve fechar cerca de 30% de todas as suas lojas físicas em todo o país. O fechamento se trata de um plano de reestruturação da empresa para voltar a ter lucros, através de uma política de cortes de despesas.
2 – Guararapes
A Guararapes é a empresa controladora da gigantes do setor têxtil Riachuelo em Ceará. No início do ano de 2023, a empresa encerrou as suas atividades em Fortaleza, demitindo cerca de 2 mil funcionários, centralizando as atividades em Natal.
1 – Raízen
A Raízen é uma gigante do setor energético do Brasil, sendo uma das mais importantes empresas na geração e distribuição de combustíveis, produção de açúcar e etanol. Muito embora a empresa tenha ficado em meio a boatos de falência nos últimos anos, devido algumas unidades fechadas, como a Usina Santa Helena, a administração da empresa refuta a informação de que a empresa esteja falindo.