Como Fazer a Emissão de Nota Fiscal Online

Você tem um estabelecimento comercial e quer saber como emitir nota fiscal online? Ou está tendo dificuldades para a emissão da nota fiscal? Saiba mais sobre e como fazer isso online.

Na venda de produtos, é possível emitir a nota fiscal eletrônica online por meio de sistemas disponibilizados no mercado que ajudam nesta emissão. É claro, sua empresa precisa estar com tudo certo junto à secretaria de estado da Fazenda de seu estado. Além de estar com tudo regular junto à secretaria a empresa precisa também de: no padrão ICP-Brasil (este é feito por algumas empresas no mercado credenciadas), a empresa ou comércio precisa possuir acesso à internet; possuir algum programa emissor de Nota Fiscal Eletrônica NF-e ou utilizar o Emissor NF-e que é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria da Fazenda; e é claro, possuir o credenciamento junto a Secretaria da Fazenda.

Para emitir a nota fiscal eletrônica e deverão ser observadas o Manual de Integração do Contribuinte que pode ser obtido também no site da secretaria da fazenda de seu estado; outro documento importante é Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) e deverá observar os modelos existentes; todos os contribuintes credenciados para emitir Nf-e Nota Fiscal de entrada deverá obrigatoriamente emitir a NF-e em substituição ao modelo anterior.

Quanto ao certificado digital este é utilizado na Nota Fiscal Eletrônica e deve ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) e deve conter o CNPJ de qualquer estabelecimento do contribuinte. Informações sobre as empresas credenciadas a emitir o certificado digital pode ser conferido em www.iti.gov.br/certificado-digital. Após a emissão do certificado digital, o contribuinte não precisa enviá-lo. Basta que esteja válida no momento da conexão e verificação da assinatura. Para emitir a nota eletrônica, a empresa pode usar um software desenvolvido ou adquirido pelo contribuinte ou usar o disponível pela secretaria, ficando ao critério do contribuinte escolher o que achar melhor.

No mercado, existem empresas que fornecem estes softwares para a emissão de nota fiscal eletrônica. Como por exemplo, do Contaazul que permite a emissão da Nota Fiscal Eletrônica com facilidade, emitir uma nova fiscal completa e personalizada, com um sistema que permite a integração ao sistema de vendas entre outras facilidades. Entre as facilidades que esta empresa em especial disponibiliza estão: controle financeiro, emissão de boletos, Vendas e Orçamentos, além da emissão da nota fiscal eletrônica; conciliação bancária, importação de nota fiscal de entrada, fluxo de caixa, centro de custos; e soluções para contadores, como integração contábil, painel de contador e recebimento de Nota Fiscal.

A nota fiscal eletrônica é um documento de existência apenas digital que foi emitido e armazenado eletronicamente e tem o objetivo de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços. Este é um instituto oficial de fiscalização tributária que começou entrar em vigor em 2006 e que substitui a nota fiscal impressa. A apartir da Emenda Constitucional n° 42 aprovada em 2003 que introduziu o Inciso XXII ao art. 37 da Constituição Federal que determina que as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que passam a atuar de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros de informações fiscais. Por isso, a tendência nos próximos anos é que o documento fiscal fique mais próximo das administrações tributárias evitando fraudes e sonegações. Tendo dúvidas sobre isso e a emissão da nota fiscal eletrônica, procure um contador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *